07 novembro 2012

Monotrilho de São Paulo entra em operação só após a Copa

A primeira fase da linha 17-ouro do metrô, na zona sul de São Paulo, só entrará em operação após a Copa do Mundo, em 2014.

O trecho entre o aeroporto de Congonhas e a marginal Pinheiros, que será feito por meio de monotrilho e terá oito estações, deve ficar pronto apenas depois de julho, após o mundial, que começa em 12 de junho. 

A previsão do governo do Estado era que estivesse em funcionamento antes da Copa.

"A obra será entregue no segundo semestre", anunciou ontem o governador Geraldo Alckmin (PSDB), no canteiro de obras na avenida Jornalista Roberto Marinho.

Em entrevista à Folha, em seu gabinete no início do ano, Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, foi enfático: "Vamos inaugurar até 11 de junho, um dia antes da Copa".

Alckmin, ao ser questionado sobre a mudança, afirmou que "não é uma obra para a Copa do Mundo, mas para a cidade. É muito difícil que a obra entre em operação até junho". Com isso, nenhuma nova linha ferroviária entrará em funcionamento antes do pontapé inicial da Copa, em Itaquera.

De acordo com Fernandes, um dos problemas enfrentados na construção do monotrilho foi o atraso na obtenção do licenciamento ambiental feito pela prefeitura.

Ele e o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Jorge, chegaram a discutir o problema de forma pública. "Depois, até acabei pedindo desculpas a ele", disse ontem Fernandes.
Editoria de Arte/Folhapress


INTEGRAÇÃO

A linha 17-ouro, segundo Alckmin, será importante porque vai conectar várias outras linhas, algumas ainda obras. "Serão integradas três de metrô e uma de trem", afirmou o governador.

Caso o cronograma seja mantido, a linha 17-ouro será totalmente entregue em 2016, disse Fernandes. O mandato do governador Alckmin termina em 2014 mas, segundo ele, "tudo ficará encaminhado".

Além do trecho entre Congonhas e a marginal Pinheiros, haverá outro, que atravessará o rio Pinheiros, cortará o Panamby e o Morumbi, até a linha 4-amarela.

Do outro lado, será possível chegar, via monotrilho, à linha 1-azul, no Jabaquara.

A linha 5-lilás, que ainda vai ligar o centro de Santo Amaro à estação Santa Cruz, também terá integração com o futuro monotrilho.

O trem elevado também será conectado à linha 9-esmeralda, da CPTM, que passa por parte da marginal Pinheiros. 

A integração vai ocorrer na estação Morumbi, próxima ao shopping homônimo. 

http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=29299 

Arquivo INFOTRANSP