Novo sistema reduzirá o tempo de viagem e ajudará na economia de energia em 5%
No
ultimo domingo (11), o Metrô-DF suspendeu a operação comercial para a
realização de testes do ATO (Automatic Train Operation).
A avaliação da
equipe técnica foi positiva e todos os requisitos de segurança foram
atendidos.
Com esse resultado, ficou confirmada a expectativa de iniciar
a operação com o novo sistema, em modo experimental, nos trechos
Ceilândia e Samambaia, a partir de dezembro. Inicialmente, o ATO será
utilizado, nesses trechos, nos horários de vale (9h30 às 16h30) e aos
domingos.
Os testes foram realizados das 8h às 18h de forma ininterrupta entre
as estações Ceilândia, Samambaia e Feira do Guará.
Dez trens foram colocados em operação no modo ATO e uma equipe de técnicos do Metrô-DF e da Alston (fabricante dos trens) acompanhou toda a movimentação, a partir de pontos estratégicos: estações, trens e centro de controle.
O objetivo dos testes foi avaliar o sistema de forma dinâmica, ou seja, com vários trens em movimento no modo de operação automática.
Os testes noturnos feitos até então só permitiam avaliar a operação com trens individualmente.
Por isso, foi necessário um dia inteiro de testes. Mais um teste definitivo será realizado em toda a via, em data a ser definida pela Companhia.
O novo sistema dará mais precisão à condução dos trens. Com ele, os pilotos passam a ter uma função de supervisão, atuando em situações estratégicas.
Assim, será possível, por exemplo, prever com precisão os intervalos entre os trens.
O ATO proporciona ainda o alinhamento automático dos trens nas plataformas de embarque, com a abertura e fechamento automático das portas. Tudo controlado pelo CCO (Centro de Controle Operacional), que tem uma visão geral de todo o sistema.
Dez trens foram colocados em operação no modo ATO e uma equipe de técnicos do Metrô-DF e da Alston (fabricante dos trens) acompanhou toda a movimentação, a partir de pontos estratégicos: estações, trens e centro de controle.
O objetivo dos testes foi avaliar o sistema de forma dinâmica, ou seja, com vários trens em movimento no modo de operação automática.
Os testes noturnos feitos até então só permitiam avaliar a operação com trens individualmente.
Por isso, foi necessário um dia inteiro de testes. Mais um teste definitivo será realizado em toda a via, em data a ser definida pela Companhia.
O novo sistema dará mais precisão à condução dos trens. Com ele, os pilotos passam a ter uma função de supervisão, atuando em situações estratégicas.
Assim, será possível, por exemplo, prever com precisão os intervalos entre os trens.
O ATO proporciona ainda o alinhamento automático dos trens nas plataformas de embarque, com a abertura e fechamento automático das portas. Tudo controlado pelo CCO (Centro de Controle Operacional), que tem uma visão geral de todo o sistema.
A ideia é reduzir o tempo de viagem com segurança e uma economia de energia de 5%, já que a operação padronizada alinhará a ação dos pilotos.
http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/metro-avalia-positivamente-testes-do-sistema-automatico-dos-trens-20121113.html