27 novembro 2012

Pesquisa vai apontar demanda para o trem regional



Economista do Labtrans, José Georges Chraim, explica aos presentes como será realizada esta etapa do estudo

Até o final desta semana aproximadamente 200 pesquisadores deverão estar nas estradas e ônibus da região para ouvir a opinião dos moradores de Rio Grande, Capão do Leão e Pelotas, sobre a implantação de um trem regional de passageiros entre estes municípios. 

O foco da pesquisa não é apenas definir o perfil do usuário do transporte coletivo nessas regiões, mas também extrair a demanda projetada que o trem regional irá atender, informa o economista José Georges Chraim, do Labtrans.

A metodologia elaborada prevê a aplicação do questionário de 18 perguntas tanto para os passageiros dos ônibus que utilizam as linhas intermunicipais e a linha Rio Grande-Cassino, como aos motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias entre as três cidades a serem atendidas pelo trem.

 Ao todo serão 15 pontos de coleta de informações espalhados desde o centro de Capão do Leão até a praia do Cassino. 

A pesquisa que ainda inclui a contagem de veículos nos trechos deverá ser concluída em quatro dias.

O resultado obtido irá servir para embasar o estudo de viabilidade econômica do trem regional de passageiros, que irá definir se é economicamente interessante implantar o trem nessa região e como o governo poderá fazer isso”, explicou Chraim. 

Ainda segundo ele, a tabulação dos dados da pesquisa deve ser concluída até dezembro e o relatório final do estudo de viabilidade será encaminhado ao Ministério dos Transportes até março.

Passo a passo, estamos avançando para concretizar esta importante alternativa de transporte para a região e já nos primeiros meses de 2013 tenho certeza de que poderemos começar a trabalhar para efetivar a implantação do trem regional de passageiros”, projeta o deputado federal Fernando Marroni (PT-RS), coordenador do Comitê Executivo de Mobilização do Trem Regional.

Participaram da reunião, realizada em Pelotas, representantes das prefeituras dos três municípios, do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Daer), Metroplan e do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans/UFSC).

Arquivo INFOTRANSP