Teste do novo sistema automático será realizado no próximo domingo (11)
Regularidade, conforto para o usuário e mais segurança serão algumas
das vantagens oferecidas pelo novo sistema automático de operação dos
trens do Metrô.
O Automatic Train Operation (ATO) será testado neste
domingo (11), quando os terminais estarão fechados aos usuários.
O
sistema permitirá maior precisão no tempo das viagens, de forma que o
passageiro possa saber o horário em que o trem chegará à estação.
Em virtude da suspensão das viagens no domingo, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) determinou que as operadoras de ônibus reforcem a frota em 80 veículos nos trajetos que fazem o percurso do metrô: Ceilândia/Taguatinga/Samambaia/Guará - Plano Piloto.
A presidenta do Metrô-DF, Ivelise Longhi, explicou como funcionará o novo sistema. “Hoje, o trilho é segmentado, e cada segmento tem velocidades máxima e mínima definidas.
Em virtude da suspensão das viagens no domingo, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) determinou que as operadoras de ônibus reforcem a frota em 80 veículos nos trajetos que fazem o percurso do metrô: Ceilândia/Taguatinga/Samambaia/Guará - Plano Piloto.
A presidenta do Metrô-DF, Ivelise Longhi, explicou como funcionará o novo sistema. “Hoje, o trilho é segmentado, e cada segmento tem velocidades máxima e mínima definidas.
Quem determina o ritmo é o piloto. Uns andam
mais depressa, outros, mais devagar. Não há regularidade. Com esse
sistema, conseguiremos essa uniformidade, porque o controle será feito
por computador”, detalhou.
Com o ATO, tudo passará a ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que tem visão geral de todo o sistema.
Com o ATO, tudo passará a ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que tem visão geral de todo o sistema.
No entanto, os pilotos, que já receberam
treinamento para trabalhar com o novo sistema, continuarão em suas
cabines.
Numa situação de risco, quando houver obstáculo no trilho, por
exemplo, eles assumirão o controle do veículo.
Outros comandos, hoje sob responsabilidade do condutor do trem, como abrir e fechar a porta dos veículos, serão executados pelo ATO.
Outros comandos, hoje sob responsabilidade do condutor do trem, como abrir e fechar a porta dos veículos, serão executados pelo ATO.
A economia de energia é
outro benefício do novo sistema. “Como não há tanta aceleração e
desaceleração, se gasta menos energia. Estimamos economia em torno de 5%
de energia. ressaltou Ivelise Longhi.
Os trilhos também já estão preparados, assim como a estações, para receber, das antenas de comunicação com a central de controle, os sinais para o funcionamento do sistema.
O Metrô-DF possui 32 trens, e 24 estão em operação. Os 12 mais novos, adquiridos em 2010, começaram a operar no início de 2011 e já vieram de fábrica com o sistema ATO.
Os trilhos também já estão preparados, assim como a estações, para receber, das antenas de comunicação com a central de controle, os sinais para o funcionamento do sistema.
O Metrô-DF possui 32 trens, e 24 estão em operação. Os 12 mais novos, adquiridos em 2010, começaram a operar no início de 2011 e já vieram de fábrica com o sistema ATO.