Este é o mês em que começam os testes até a Estação Novo Hamburgo
Novo Hamburgo
- A paisagem da cidade mudou de 2009 pra cá, ano em que os trilhos da
Trensurb ainda não cruzavam a cidade de Novo Hamburgo.
E, em setembro, o
cenário deverá alterar ainda mais, pelo menos a partir da Estação
Santo Afonso.
Os moradores terão de se acostumar, então, com o ir e vir
do trem até o Centro, chegando e saindo da Estação Novo Hamburgo,
localizada em frente ao shopping.
É neste mês que devem iniciar os
testes dinâmicos e de certificação dos sistemas operacionais que têm
prazo de duração que variam de 30 a 90 dias.
Na sequência,
começarão as viagens experimentais e, até o final de dezembro - data
limite para o início da operação comercial – as composições estarão
aptas a transportar os usuários até o Centro da cidade. “Conforme o
cronograma, as obras civis deveriam ser entregues até o final de
agosto, mas acredito que já no início do próximo mês esta parte esteja
pronta”, explica o coordenador- geral das Obras de Expansão da Trensurb,
Lino Fantuzi.
Faltam 3,14% da expansão da Linha 1
As
obras de expansão da Linha 1 chegam ao índice de 96,86,% de conclusão,
faltando 3,14%, segundo o mais recente relatório de medição da
Coordenação de Planejamento da Trensurb, que acompanha os trabalhos.
A
primeira etapa da expansão foi inaugurada ano passado e compreende 4,9
quilômetros de via elevada, duas estações (Rio dos Sinos e Santo Afonso)
e duas pontes.
A segunda etapa, em fase final, segue até o Centro de
Novo Hamburgo e tem 4,4 quilômetros de via elevada e três estações
(Industrial, Fenac e Novo Hamburgo).