06 julho 2013

Empresa alemã cria janelas 'falantes' para propaganda em trens

Tecnologia utiliza transmissão de som por condução através do osso do crânio

 Uma empresa da Alemanha desenvolveu uma ideia inusitada para transmitir propagandas por meio de "janelas falantes" nos trens.


A ideia utiliza uma tecnologia que transmite som por meio de vibrações conduzidas pelos ossos do crânio até atingirem o centro do ouvido.

Assim, o passageiro somente ouviria a mensagem se encostasse a cabeça na janela do trem.

Quem está por trás do novo conceito é a unidade alemã da empresa de propaganda BBDO, uma das maiores do mundo, em parceria com a Sky da Alemanha.

Controvérsia
 
Mas a nova tecnologia, que ainda nem foi lançada, está se provando polêmica.

Alguns comentários postados no site que exibe um vídeo com o conceito da ideia afirma que "isso é uma violação do direito da pessoa de descansar".

"Eu acho que eu destruiria a janela com uma marreta", complementa o mesmo usuário.

Vídeo
 
Um vídeo da janela falante da BBDO já foi exibida durante o Festival Internacional de Criatividade, em Cannes, na França, no mês passado.

A empresa disse que recebeu "reações altamente animadoras" dos passageiros que testaram a tecnologia.

Nas imagens, passageiros de um trem alemão se mostram surpresos ao ouvir as propagandas sonoras pedindo que eles baixassem em seus smartphones uma aplicação da Sky para assistirem vídeos.

Transmissor
 
O áudio é gerado por um transmissor criado para a Sky pela empresa Audiva que são acoplados nas janelas.
BBC
Transmissor conduz som pelos ossos do crânio
"Passageiros cansados frequentemente encostam suas cabeças na janela para descansar", explica o vídeo de promoção do equipamento.

"De repente uma voz que parece estar dentro da cabeça do passageiro começa a conversar com ele. Ninguém mais ouve a mensagem, somente você", complementa o vídeo explicativo.

Outros detalhes postados no site de divulgação da empresa explicam que a tecnologia de condução óssea já foi utilizada em equipamentos para deficientes auditivos, fones de ouvido para nadadores e corredores, além do uso por mágicos para criar a sensação nas pessoas de que elas ouvem uma voz dentro de suas mentes.

A empresa Google já estaria interessada na tecnologia para ser utilizada em seus óculos digitais, que já trazem efeitos visuais nas lentes e serão lançados este ano.

Previsão do tempo
 
A BBDO da Alemanha afirmou ter tido reações positivas durante testes de protótipos acoplados em janelas de trens da rede pública nas cidades de Munique e Aachen.

"Se nosso cliente (Sky alemã) concordar, iniciaremos a utilização dessa nova mídia o mais rápido possível", disse à BBC o representante da BBDO, Ulf Brychcy.

"No momento, a ideia é limitada ao mercado alemão. Mas para o futuro, tudo é possível", complementa Brychcy.

Em defesa do produto, a BBDO diz ainda que a tecnologia poderia ser focada em passageiros entediados.

"Algumas pessoas, em geral, não gostam de propagandas. 

Mas esta é uma nova tecnologia que poderia ser utilizada para outras coisas, tais como música, entretenimento, informações sobre transporte de massa, previsão do tempo e muitos outros", destaca Brychcy.

Arquivo INFOTRANSP