Mudança foi apresentada em audiência sobre futura linha até Sorocaba.
Atual estrutura precisará ser demolida, mas não há data prevista.
O governo estadual realizou nesta sexta-feira (12) uma audiência
pública para apresentar as diretrizes do futuro Trem Regional São
Paulo-Sorocaba, que deve influenciar diretamente a vida de moradores da
Água Branca, na Zona Oeste da capital paulista.
A atual estação Água Branca, da Linha 7- Rubi da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM), será o ponto inicial da linha e tem previsão de investimentos para ser transformada em um complexo intermodal, com a ligação de diferentes tipos de transportes públicos em um único ponto.
No caso das instalações para abrigar o Trem Regional, a mudança ainda não tem data prevista para começar, mas a estimativa é que o edital para a contratação das empresas seja lançado em 2016.
Localizada na Avenida Santa Marina, a estação Água Branca também será integrada ao Metrô e a outras linhas de trem, como o Expresso Jundiaí.
“Ela [estação do Trem Regional] vai integrar o complexo da estação
atual que atende a Linha 7 da CPTM, estará integrada à Linha 8 da CPTM, à
Linha 6-Laranja do Metrô e ao Expresso Jundiaí”, disse Silvestre
Eduardo da Rocha, diretor de Planejamento da CPTM.
A atual Linha 8-Diamante da CPTM, que tem trajeto paralelo ao da Linha 7, terá uma nova parada na estação Água Branca.
O modelo será parecido com o da estação Barra Funda.
Em janeiro, o governador Geraldo Alckmin disse que a previsão para inauguração da Linha 6 é o ano de 2020.
O início das obras da reforma da estação Água Branca ainda não foi definido, já que o projeto básico está em fase de licitação.
A estação Água Branca será demolida para a construção do novo complexo.
Ainda não há informações se será construída uma estação provisória no local durante as obras e se a circulação de trens no trecho será mantida.
Trem Regional
Com previsão de transportar cerca de 20 mil passageiros por dia, o Trem Regional terá quatro estações - Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba - e irá operar em velocidade comercial de 160 km/h.
A linha férrea que será construída perto das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco tem previsão inicial de R$ 4 bilhões de custos com a implantação do projeto básico.
Cada estação terá um projeto diferenciado. Nas estações intermediárias haverá estacionamentos e terminais de ônibus, já que são espaços novos e têm uma área maior.
Também estão previstos centros comerciais com lojas, lanchonetes e restaurantes.
Como a estação Sorocaba está tombada pelo Patrimônio Histórico, a inclusão de serviços ficará restrita.
“Os serviços internos dos trens passarão por uma análise do que oferecer, já que ter um restaurante pode não compensar, porque o tempo de trajeto é curto”, ressaltou Rocha.
Durante os finais de semana e feriados, o número de 54 viagens diárias deve cair e o intervalo entre os trens deve ser superior a 15 minutos.
O edital para a licitação do início das obras está previsto somente para 2016.
A previsão é que a passagem tenha valor competitivo com as tarifas rodoviárias, que hoje custam, em média, R$ 20.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/07/projeto-para-estacao-agua-branca-inclui-trem-regional-metro-e-linha-8.html
A atual estação Água Branca, da Linha 7- Rubi da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM), será o ponto inicial da linha e tem previsão de investimentos para ser transformada em um complexo intermodal, com a ligação de diferentes tipos de transportes públicos em um único ponto.
No caso das instalações para abrigar o Trem Regional, a mudança ainda não tem data prevista para começar, mas a estimativa é que o edital para a contratação das empresas seja lançado em 2016.
Localizada na Avenida Santa Marina, a estação Água Branca também será integrada ao Metrô e a outras linhas de trem, como o Expresso Jundiaí.
ESTAÇÃO ÁGUA BRANCA |
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HOJE |
Atende a Linha 7 |
PROJETOS |
Terá ligação com: - Linha 6 do Metrô - Linha 8 da CPTM - Trem Regional SP-Sorocaba - Expresso Jundiaí |
PREVISÃO |
- Governo prevê entregar Linha 6 do Metrô em 2020. - Demais interligações não têm data prevista |
A atual Linha 8-Diamante da CPTM, que tem trajeto paralelo ao da Linha 7, terá uma nova parada na estação Água Branca.
O modelo será parecido com o da estação Barra Funda.
Em janeiro, o governador Geraldo Alckmin disse que a previsão para inauguração da Linha 6 é o ano de 2020.
O início das obras da reforma da estação Água Branca ainda não foi definido, já que o projeto básico está em fase de licitação.
A estação Água Branca será demolida para a construção do novo complexo.
Ainda não há informações se será construída uma estação provisória no local durante as obras e se a circulação de trens no trecho será mantida.
Com previsão de transportar cerca de 20 mil passageiros por dia, o Trem Regional terá quatro estações - Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba - e irá operar em velocidade comercial de 160 km/h.
A linha férrea que será construída perto das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco tem previsão inicial de R$ 4 bilhões de custos com a implantação do projeto básico.
Cada estação terá um projeto diferenciado. Nas estações intermediárias haverá estacionamentos e terminais de ônibus, já que são espaços novos e têm uma área maior.
Também estão previstos centros comerciais com lojas, lanchonetes e restaurantes.
Como a estação Sorocaba está tombada pelo Patrimônio Histórico, a inclusão de serviços ficará restrita.
“Os serviços internos dos trens passarão por uma análise do que oferecer, já que ter um restaurante pode não compensar, porque o tempo de trajeto é curto”, ressaltou Rocha.
Durante os finais de semana e feriados, o número de 54 viagens diárias deve cair e o intervalo entre os trens deve ser superior a 15 minutos.
O edital para a licitação do início das obras está previsto somente para 2016.
A previsão é que a passagem tenha valor competitivo com as tarifas rodoviárias, que hoje custam, em média, R$ 20.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/07/projeto-para-estacao-agua-branca-inclui-trem-regional-metro-e-linha-8.html