Consórcio aeroespacial europeu EADS projetou, em parceria com a Rolls-Royce, um avião movido a propulsão híbrida que pode reduzir o consumo de combustível, emissões e ruídos
Atenta às pressões ambientais crescentes, a indústria da aviação vem desenvolvendo soluções para tornar sua atividade mais ecofriendly.
Os projetos variam do uso de biocombustível à energia solar. Mas uma nova empreitada almeja eletrificar os voos do futuro e torná-los mais silenciosos.
O consórcio aeroespacial europeu EADS revelou planos para criar um avião híbrido, o E-Thrust, o que poderia transformar radicalmente a aviação comercial em 2050.
Projetado em parceria com a Rolls-Royce, o conceito utiliza um sistema de propulsão híbrido que pode reduzir o consumo de combustível, emissões e ruído.
Descrito como um passo intermediário no caminho para aeronaves
totalmente elétricas, o E-Thrust conta com uma “propulção distribuída”,
composta por vários ventiladores elétricos dispostos ao longo do
comprimento de cada asa.
Já a bateria, que fornece energia
de saída para o funcionamento das turbinas e decolagem, é alimentanda
por um sistema a gás, razão pela qual a EADS está chamando o protótipo
de híbrido.
O projeto foi concebido como parte do chamado "Flightpath 2050", um
plano organizado pela Comissão Europeia para melhorar a eficiência dos
voos na região nas próximas décadas.
O continente tem metas de redução
de 75% das emissões de C02 das aeronaves, juntamente com a redução de
emissões de óxidos de azoto, em 90%, e dos níveis de ruído, em 65%,
comparado aos níveis de do ano 2000.