Cidade terá 240 canteiros de obras para este transporte
A
nova linha circular do metrô de Moscou, sistema que atende a uma média
de sete milhões de pessoas por dia, deverá ser entregue em 2014.
Os
atuais 100 canteiros de obras, que começaram em 2010, devem ser
ampliados para 240.
De acordo com o chefe interino do Departamento
de Desenvolvimento Urbano de Moscou, Andrei Botchkariov, experiências
de outros países foram consideradas na construção da nova rota.
Assim,
os designers de Moscou trabalharam em estreita integração com colegas
espanhóis em relação à metodologia da disposição das estações e aos
tipos de túneis.
Atualmente, as estações de Moscou encontram-se,
em média, a uma distância de dois quilômetros uma da outra. Isso
significa que 22% dos moscovitas não dispõem de um acesso a uma estação
de metrô nos arredores de onde vivem ou trabalham.
De acordo com o
governo, depois que o novo anel viário for implementado, esse percentual
será reduzido para 7%.
O governo de Moscou e a Russian Railways
realizam a construção do anel ferroviário, que terá 31 estações, lembrou
Botchkariov.
Planeja-se que esse percurso circular se torne um meio
termo entre o trem elétrico clássico e o metrô.
Vale lembrar que
um percurso do tipo já existe em Moscou, mas em um estado muito
precário.
A ideia de construí-lo surgiu no final do século XIX e começou
a funcionar em 1908. A extensão do anel é de 54 quilômetros.
Desde
então, operou intermitentemente, ora para transporte de mercadorias,
ora como transporte de passageiros.
Em 2011, o governo de Moscou chegou a
um acordo com a Russian Railways para reconstrução da ferrovia e a
restauração das áreas destruídas.
O metrô de Moscou foi inaugurado
em 1935.
Atualmente, é composto por 12 linhas e 188 estações.
É o
terceiro do mundo em volume de passageiros, ficando atrás apenas dos
metrôs de Tóquio, no Japão, e Seul, na Coreia do Sul.