21 julho 2013

Metrô abre 203 vagas no Recife

Sistema foi contemplado com o maior número de oportunidades na seleção, que acontecerá em outras cinco capitais. 

 O salário chega a R$ 5 mil

O Metrô do Recife (Metrorec) foi contemplado com o maior número de vagas no concurso público anunciado, nessa quarta-feira (10), pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para seis cidades. 

Na capital pernambucana, são 203 de um total de 525 oportunidades de trabalho para todo o País. 

A seleção contempla, ainda, Belo Horizonte (52), João Pessoa (61), Maceió (32), Natal (56) e Rio de Janeiro (121). 

A data de abertura de inscrições e de realização das provas ainda será divulgada.

De acordo com a CBTU, há oportunidades de nível médio, técnico e superior imediatas e para formação de cadastro reserva. 

Os salários podem chegar a R$ 5 mil. Além dos vencimentos, há benefícios: vale-alimentação, vale-transporte, adicional por tempo de serviço, reembolso de assistência médica e odontológica, auxílio-creche, previdência complementar.

Entre os cargos oferecidos, estão: segurança ferroviário, operador de estação, condutor de veículos metroferroviários, operador de máquinas e equipamentos, administrador, advogado, psicólogo, segurança do trabalho, engenheiro de transportes e engenheiro mecânico.

O presidente da CBTU, Francisco Colombo, explicou que a meta é suprir as demandas futuras por causa de aposentadorias, implantação de novas tecnologias, aumento do quantitativo de veículos e criação de novas estações. “É uma prioridade e vamos fazer acontecer este concurso.”

No dia 27 de junho, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o extrato relativo à licitação para a definição da empresa realizadora do concurso. 

A escolha deve ser anunciada no dia 14 de agosto.

RAIO-X - O Metrô do Recife conta, atualmente, com 28 estações e tem 39,5 quilômetros de extensão. 

Nas Linhas Centro e Sul, transporta aproximadamente 205 mil usuários por dia.

O sistema dispõe ainda de integração física e tarifária com 62 linhas de ônibus, por meio de sete terminais fechados do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Com isso, permite aos usuários o acesso mediante o pagamento de uma única passagem. 

Também oferece integração apenas tarifária com outras 30 linhas de ônibus.

Arquivo INFOTRANSP