Monotrilho na Alemanha é exemplo de menos poluição.
No dia 19 de agosto, o governo do Estado receberá os projetos que participam da Manifestação Pública de Interesse, lançada em fevereiro deste ano.
Três grupos empresariais concorrem com estudos técnicos que devem garantir soluções efetivas de mobilidade urbana para a Grande Florianópolis.
O consórcio Floripa em Movimento, que investiu mais de R$ 6 milhões nos trabalhos e trouxe especialistas com ampla experiência internacional para dar base técnica à proposta vai entregar um projeto englobando monotrilho, transporte marítimo e um Sistema Inteligente de Transporte Público, o POD-SIT, integrados aos meios de transporte já existentes na região (ônibus, carros, táxis, bicicletas).
Na sua fase inicial, se licitado até o final deste ano, a proposta do grupo poderá estar implantada até o final de 2014.
Segundo o dirigente do Consórcio e especialista em Mobilidade, Halan Moreira, a proposta do consórcio representa uma solução rápida e eficaz para Florianópolis e região e, principalmente, sustentável.
A iniciativa prevê uma redução de cerca de 70% dos poluentes com relação aos transportes tradicionais. A maior parte dos investimentos para a implantação do sistema será da iniciativa privada.
Formado por empresas nacionais do Rio de Janeiro e São Paulo e o grupo SCOMI, da Malásia, o Consórcio Floripa em Movimento coleciona um portfólio extenso e de sucesso em soluções de mobilidade urbana em níveis nacional e internacional.
Para a travessia Ilha-continente além do transporte marítimo, o estudo prevê a passagem do POD-SIT pelas passarelas das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, que seriam adequadas e revitalizadas para a passagem do transporte, permitindo também o trânsito com segurança de pedestres e ciclistas.
Na sua segunda fase, o projeto prevê a construção de uma ponte para monotrilho, cujo custo de implantação é pelo menos três vezes menor do que uma ponte para transporte de veículos.
POD-SIT trata-se de um sistema de alta capacidade, operado por uma central de monitoramento e controle que dispensa condutor. Não é poluente e além de ajudar a preservar o meio ambiente, é mais rápido e seguro em relação aos transportes tradicionais.
O POD-SIT já é utilizado no aeroporto de Heathrow, Terminal 5, em Londres, e encontra-se atualmente em fase de expansão.
Na Grande Florianópolis, o consórcio prevê a implantação do monotrilho na segunda fase do projeto, possibilitando mais uma ligação Ilha-Continente e transportando passageiros de São José, Palhoça e Biguaçu para Florianópolis. Engenheiros e arquitetos especialistas em obras de vias de monotrilho, já estiveram na região para analisar a estrutura e o traçado do sistema proposto pelo grupo.
Eles avaliaram, entre outras questões, como fazer a melhor inserção do sistema proposto pelo estudo, com a menor interferência visual.
"O monotrilho cumpre um papel similar ao metrô, com capacidade de transportar milhares de passageiros com velocidade e segurança, as barcas atendem a uma antiga reivindicação dos moradores que podem economizar tempo na chegada à ilha utilizando embarcações confortáveis e seguras, e o PODSIT contribui pra retirar carros particulares do centro da cidade, porque vamos oferecer locais apropriados para estacionamento, disponibilizando nossos veículos elétricos para levá-los até o destino", destaca Halan Moreira.
O Transporte Marítimo Urbano será seguro, confortável e com alta previsibilidade no tempo de viagem.
O projeto integra propostas que já foram estudadas e analisas para a região com propostas técnicas. Além de funcional a proposta tem baixo impacto ambiental. "Estamos apresentando soluções inovadoras e sustentáveis, ao exemplo do sistema implantado em países como Indonésia e Malásia, que são funcionais e preservam o meio ambiente".
Moreira explica que os países que conseguiram solucionar o problema de mobilidade urbana por meio de transporte marítimo, construíram ancoradouros flutuantes, chamados de "concreto colmeia", que são ligados à margem por pontes em concreto protendido.
A construção desse sistema evita dragagens, principal causa da poluição.
Fundado em 2003, na Malásia, o Grupo SCOMI está presente em 27 países empregando diretamente mais de 5 mil pessoas. Sua atuação se destaca mundialmente pelo desempenho na área de petróleo e gás e pelo desenvolvimento e fabricação de tecnologia e produtos no âmbito do transporte marítimo e de passageiros.
Os sistemas de Monotrilho em Kuala Lumpur e Mumbai, este último em fase de implantação, ilustram a experiência da empresa na fabricação e no aprimoramento do sistema Monotrilho.