O governo do Distrito Federal (GDF) firmou acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) de abertura de crédito de R$ 41,4 milhões para modernização dos trens do Metrô-DF e para a construção de terminais de ônibus - em Ceilândia e Santa Maria.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (27).
No total, serão investidos R$ 30 milhões para pagar a aquisição de trens, equipamentos e peças, "bem como para a modernização tecnológica da frota e dos sistemas atuais" da Companhia do Metropolitano. Segundo o GDF, dos 32 trens que existem no DF, 12 são novos e os recursos também serão usados para finalizar o pagamento deles.
Segundo a presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, 24 trens podem circular ao mesmo tempo. Em entrevista ao Bom Dia DF, ela disse que uma parceria entre a empresa e a Companhia Energética de Brasília (CEB) pretende colocar em circulação 28 por vez.
"Isso vai trazer para o sistema uma melhoria extremamente interessante e o usuário vai ser melhor atendido. Durante os horários de pico, vai diminuir o tempo de espera das pessoas", afirmou. "Hoje nós temos um sistema modernizado. Significa dizer que haverá mais segurança e mais eficiência. Portanto, nós teremos mais trens passando em horários menores", completou.