A Secretaria de Transportes e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) vai lançar este mês o Sistema de Informações de Transportes (Sitrans) para ampliar a fiscalização e melhorar os serviços de trens, metrôs e barcas. 

O Sitrans, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), permitirá o envio eletrônico de relatórios com informações como horários e condições de operação da Barcas S/A, MetroRio e SuperVia, além de dados sobre o fluxo de veículos na Rota 116 e na Via Lagos.


A iniciativa é interligada ao Centro de Monitoramento de Concessionárias, que acompanha em tempo real cerca de 200 estações e pedágios. "A fiscalização é fundamental para que sejam reportados os detalhes sobre o dia a dia das operações dos modais de transporte.

 É importante acompanhar os efeitos e os resultados dos avanços e investimentos implementados pelo governo no setor", disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Com o novo sistema, os mais de 1,2 milhão de passageiros dos trens, metrôs e barcas podem acompanhar o dia a dia dos transportes através da internet.

Usuários terão site

Nos sites da Secretaria de Transportes e da agência reguladora, serão disponibilizados links do Sitrans para que os usuários possam verificar, por exemplo, os horários dos modais. 

Atualmente, noventa inspetores da Companhia de Engenharia de Transportes e Logística e da RioTrilhos fiscalizam trens, metrôs e barcas nas estações. "Este ano, contaremos com mais 35 inspetores", disse o conselheiro-presidente da Agetransp, Luiz Barbosa.

Usuário do metrô e do trem, o assistente administrativo Alexsandro Santos aprovou a iniciativa na web. "Vou usar o serviço online antes de ir para o trabalho, em Botafogo", disse Santos.