Em construção em Hong Kong, terminal subterrâneo de alta velocidade contará com ampla área verde e janelas que permitem a passagem da luz natural
Em 2016, quando os olhos do mundo estiverem voltados para os Jogos Olímpicos no Brasil, a população de Hong Kong vai estar prestando atenção em outra coisa: a inauguração da maior estação ferroviária subterrânea do mundo, com direito à credenciais verdes de tirar o fôlego.
Desenhado pelo escritório internacional de arquitetura Aedas, o projeto foi batizado de Express Rail Link West Kowloon Terminus e ligará Hong Kong a Pequim, na China, por uma distância aproximada de 3825 km. Entre suas características sustentáveis, destaca-se uma gigante cobertura verde, que ajudará a manter o clima no interior sempre agradável.
Além disso, janelas distribuídas por todos os níveis da fachada da estrutura vão assegurar a entrada contínua de luz natural na estação, ajudando a reduzir os gastos com energia para sistemas de iluminação artificial.
Projetado para ocupar 430 mil metros quadrados, com 15 faixas férreas para trens que atingem velocidades de até 200 km/h, o terminal também terá amplas áreas cercadas de árvores para uso livre da população e realização de atividades culturais.Com inauguração prevista para início de 2016, a estação deverá receber quase cem mil pessoas por dia.