Rio - Um pacote de reformas que prevê a padronização das estações de trem começa a sair do papel neste mês. Quintino, Cascadura e Piedade serão as primeiras a receber as obras, que vão da cobertura de toda a plataforma até a instalação de escadas rolantes e elevadores. Até 2020, garante a SuperVia, as 99 paradas serão reformadas.
Na estação de Madureira, quiosques serão instalados sobre a nova cobertura da plataforma que vai unir os dois acessos à parada da Zona Norte | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
A cobertura da plataforma de quase 400 m unirá os dois acessos à estação, um perto do Viaduto Negrão de Lima e outro em frente à R. Domingos Lopes. Sobre ela, será criado um calçadão suspenso, com quiosques. A adaptação levará um ano e meio. Só falta a liberação da prefeitura.
Mais assentos, trens gelados e plataforma ampliada
Quatro estações da linha — Triagem, Vila Rosali, Del Castilho e Jacarezinho — passarão por reformas nos próximos meses para estender a plataforma, que só tem capacidade para trens pequenos. Até 2014, todos os trens do Ramal Belford Roxo terão ar condicionado.