19 julho 2012

Cerca de 70 mil pessoas andaram no novo metrô

A partir de outubro deste ano, o metrô, que ainda opera em fase de testes, vai chegar até o Centro da Capital

Após um mês de inauguração, em torno de 70 mil pessoas andaram no novo metrô de Fortaleza. Ainda em fase de teste, o transporte está funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h ao meio dia, gratuitamente. Diariamente são realizadas cerca de 16 viagens, sendo oito de ida e oito de volta, com uma média de 3.500 passageiros. Essas estimativas são do Governo do Estado em relação ao equipamento, que ainda está em fase operacional, portanto, precisou parar em alguns momentos para manutenção.

Inicialmente, a operação liga Parangaba à Pacatuba num trecho que abrange 15km, passando por 12 estações. No dia 15 de outubro, a operação deverá ser estendida até o Centro de Fortaleza, na Estação Central Chico da Silva, quando terá os 24 km da linha sul em operação, entretanto, ainda em fase de teste. A expectativa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) é que os bilhetes comecem a ser cobrados no primeiro trimestre de 2013.

Todos os dias, estão sendo realizadas 16 viagens, sendo oito de ida e mais oito de volta, transportando uma média de 3.500 passageiros FOTO: JOSÉ LEOMAR

O valor ainda não está definido. Conforme Fernando Mota, assessor da presidência do Metrofor, a ideia é que haja uma integração com todas as modalidades de transporte público da Capital. Dessa forma, as pessoas poderão andar de ônibus, vans e metrô pagando uma única passagem. Com a integração plena entre os modais, a expectativa da Companhia é transportar 350 mil pessoas diariamente. O Governo do Estado está coordenando um estudo para definir de que forma isso será feito. "Será um valor acessível a toda população", garante Fernando Mota.

Aprovado

Moradora da Pacatuba, município localizado a 25 km da Capital, a costureira Aila Maria Queiroz Oliveira, 56, pega o metrô praticamente todos os dias para visitar uma filha que mora em Fortaleza. O seu sentimento é de aprovação e satisfação. "Estamos muito felizes, o metrô já melhorou muito a nossa vida. Quando for até o Centro vai melhorar ainda mais", frisa.

Sua queixa é com a lotação. Aila diz que, por conta do período de férias, muita gente quer usar o metrô para passear, o que acaba prejudicando quem precisa utilizar o transporte para resolver assuntos importantes. Na pressa, a opção que resta é seguir de ônibus. Reclama também da falta de educação por parte da população. O problema é que, ao parar na estação, as pessoas não têm paciência de esperar as outras saírem e um princípio de tumultuo é gerado.

"Continua a ignorância do povo. Uma vez, um cadeirante tentou entrar, mas acabou sendo empurrado pelos outros. O pessoal não respeita nem criança e nem idoso. O segurança fala para as pessoas terem calma, mas eles não dão ouvido, não respeitam nem o guarda", relata inconformada a costureira. Logo após a inauguração, Aila conta que as pessoas não respeitavam o metrô e arremessavam pedras, o que diz não acontecer mais.

Outro ponto que elogia é o tempo de viagem, que reduziu. O percurso até Fortaleza, que antes era feito em cerca de uma hora e meia, agora, com o metrô, faz em 20 minutos. "É bem melhor que o trem, é mais rápido e confortável", salienta.

Essa fase do metrô ainda é de adaptação. Fernando Mota destaca que é importante, durante esse período de operação assistida, ser implantada uma cultura metroviária nas pessoas, de educação, para que permitam que os idosos possam sentar-se nos lugares devidos, que aguardem as pessoas saírem antes de entrar, preservem os bancos e conservem o patrimônio, que é do povo. Todas as estações estão abertas para os usuários.

FIQUE POR DENTRO

Metrô é opção para crianças e pais nas férias

Opção para pais e crianças nessas férias é fazer um passeio pelo tão esperado metrô de Fortaleza. Enquanto funciona através da chamada "operação assistida", o passeio é gratuita. O trecho da linha sul de metrô vai da estação da Parangaba à Estação Couto Fernandes, em Pacatuba.

O percurso é completado em, aproximadamente, 25 minutos. Como o metrô opera nessa fase em sistema de manutenção, é interessante que os passageiros andem prevenidos para alguma eventual parada do metrô para a realização das manutenções. Outra orientação que a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) faz é que pais devem orientar as crianças a permanecer antes da linha amarela, existente em cada estação, enquanto aguardam a chegada do metrô.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1159875

Arquivo INFOTRANSP