O Estado do Rio de Janeiro receberá um volume recorde de investimentos públicos e privados em transporte e logística. Nos próximos dois anos, obras de infraestrutura como a modernização do sistema metro-ferroviário e a construção de anéis viários somarão R$ 21,3 bilhões em recursos, um aumento de 80,3% em relação ao triênio anterior (2011-2013).
- Esta realidade é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, com foco no avanço do sistema de transportes públicos do Grande Rio. Temos projetos em execução em todos os setores de mobilidade, seja na expansão da malha metroviária ou na compra de novos trens para a SuperVia - afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes.
De acordo com o estudo Decisão Rio 2012, divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), serão aplicados R$ 51 bilhões em infraestrutura. Desse montante, mais de 40% será investido em transporte e logística, com destaques para a construção da Linha 4 do Metrô (R$ 5,6 bilhões), do Complexo Portuário do Açu (R$ 2,7 bilhões) e do Arco Metropolitano (R$ 8 bilhão).
- As obras na área de transportes vão proporcionar uma revolução nos transportes. Paralelo a isso, o Rio vem recebendo um substancial aporte de investimentos em terminais portuários, que vai capacitar ainda mais o estado na área logística, criando a infraestrutura necessária para suportar o forte desenvolvimento industrial - disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.
Geração de emprego e renda
A conclusão das melhorias nas rodovias e na rede metro-ferroviária irá assegurar o desenvolvimento socioeconômico das regiões fluminenses, com a geração de emprego e renda para a população. Maior investimento do Governo do Estado em transporte, a linha de metrô que ligará a Barra da Tijuca à Ipanema já gerou 3.400 postos de trabalho.
O terminal portuário em São João da Barra, o Complexo do Açu, ajudará a atrair mais empresas para o município. Já o Arco Metropolitano - anel viário destinado principalmente à movimentação de cargas de longa distância, que contornará a Região Metropolitana, permitindo o acesso adequado de cargas ao Porto de Itaguaí - será importante para a arrecadação de impostos e o emprego nos municípios beneficiados pela obra.