Companhia também pediu estudos de expansão da linha Verde até a
Cerro Corá
O Metrô de São Paulo publicou nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do
Estado um aviso de licitação para a contratação do projeto funcional da linha 20
– Rosa, que ligará os bairros da Lapa e Moema e da extensão da linha 2 – Verde,
que ligará a já existente estação da Vila Madalena à região da rua Cerro Corá.
O projeto funcional é o estudo mais preliminar para a construção de uma linha de metrô, e busca coletar informações sobre solo, possibilidades de trajeto e necessidades de desapropriação. Não há, nessa fase, nenhuma obra – apenas estudos.
O projeto funcional é o estudo mais preliminar para a construção de uma linha de metrô, e busca coletar informações sobre solo, possibilidades de trajeto e necessidades de desapropriação. Não há, nessa fase, nenhuma obra – apenas estudos.
Poderão concorrer à oportunidade de realizar esses estudos tanto empresas brasileiras como do exterior. As propostas deverão ser entregues até o dia 5 de setembro.
Ainda não há previsão para o início das obras.
Expansão
Em maio, o Metro anunciou a área que será desapropriada para a construção da linha 6 – Laranja. Ao todo, são 407,4 mil metros quadrados de imóveis. O ramal ligará a Brasilândia, na zona norte, ao centro da capital paulista.
Já em funcionamento entre a Vila Madalena e a Vila Prudente, a linha 2-Verde
deve ganhar 17 novas estações pelo sistema de monotrilho até 2016, entre elas
Oratório, Sapopemba, São Mateus, Jacu-Pêssego e Cidade Tiradentes. O
investimento estimado é de R$ 4,9 bilhões.
Na linha 4-Amarela, já em funcionamento entre Luz e Butantã, serão inauguradas nos próximos anos as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Higienópolis-Mackenzie, além da extensão até a Vila Sônia.
A linha 5 – Lilás ganhará 11 novas estações, partindo de Santo Amaro e chegando até Santa Cruz e Chácara Klabin.
Outra linha cujo projeto ainda está em fase preliminar, a 15-Branca prevê a ligação entre a Vila Prudente (linha 2-Verde) à rodovia Presidente Dutra, próximo à cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Já a linha 18-Bronze deverá ligar o ABC à capital paulista por meio de monotrilho. Os estudos ainda estão em fase preliminar, mas preveem que os moradores de Santo André, São Bernardo e São Caetano tenham acesso ao sistema metro-ferroviário paulistano pela estação Tamanduateí (linha 2-Verde do Metrô e linha 10-Turquesa da CPTM).
Na linha 4-Amarela, já em funcionamento entre Luz e Butantã, serão inauguradas nos próximos anos as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Higienópolis-Mackenzie, além da extensão até a Vila Sônia.
A linha 5 – Lilás ganhará 11 novas estações, partindo de Santo Amaro e chegando até Santa Cruz e Chácara Klabin.
Outra linha cujo projeto ainda está em fase preliminar, a 15-Branca prevê a ligação entre a Vila Prudente (linha 2-Verde) à rodovia Presidente Dutra, próximo à cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Já a linha 18-Bronze deverá ligar o ABC à capital paulista por meio de monotrilho. Os estudos ainda estão em fase preliminar, mas preveem que os moradores de Santo André, São Bernardo e São Caetano tenham acesso ao sistema metro-ferroviário paulistano pela estação Tamanduateí (linha 2-Verde do Metrô e linha 10-Turquesa da CPTM).