11 janeiro 2012

"Surf" em trem acontece há 6 meses e falta fiscalização, diz morador


Vídeo flagrou 30 pessoas, entre elas crianças, em cima de vagões na quarta-feira (4)



O morador que registrou o vídeo em que 30 pessoas aparecem “surfando” em vagões de um trem em movimento, em Rincão, disse que a situação acontece há pelo menos seis meses e que, apesar de ter feito denúncias, nada foi feito.

Nas imagens feitas na tarde de quarta-feira (4), no trecho entre Rincão e Guatapará, dois rapazes apareceram brincando com uma pipa, pessoas caminhavam e pulavam de um vagão para o outro. Crianças também se arriscavam correndo. O vídeo gravado na linha férrea ao lado da prefeitura, tem quatro minutos de duração. 

O morador, que preferiu não se identificar, fez as imagens de uma casa próxima à linha do trem. Segundo ele, a situação acontece há seis meses, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, no período da manha e início da tarde.
Ainda segundo o morador, a polícia foi avisada, mas nada aconteceu. Ele diz que a fiscalização por parte da empresa também não é feita. “Já vi funcionários de manutenção das linhas, da via férrea, mas da composição eu nunca vi alguma fiscalização”, disse.

A denúncia é que as pessoas sobem no trem na cidade vizinha, Santa Lúcia, passam por Rincão e descem em Guatapará. O que chama a atenção é que o trem circula em frente à Prefeitura de Rincão, que funciona na antiga estação ferroviária. “Passa dentro da prefeitura a poucos metros dos funcionários, inclusive dos políticos de Rincão. Já vi crianças saltando de um vagão para o outro em dia de chuva. Inevitavelmente vai acontecer alguma tragédia”, alertou.

A Polícia Militar disse que a fiscalização cabe à empresa responsável pelos trens. A All afirma ter intensificado as fiscalizações para impedir a atividade ilegal e reforçado as campanhas de segurança.
A prefeita de Rincão, Terezinha Servidoni, disse que desconhecia a prática e que vai pedir uma fiscalização mais efetiva por parte da All.










Arquivo INFOTRANSP