04 janeiro 2012

GOVERNO DE MINAS AVANÇA NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ÁREA DE TRANSPORTES

image001A consolidação do Aeroporto Regional da Zona da Mata como o quinto no Estado em movimentação de passageiros, os estudos de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que incluem a implantação dos terminais metropolitanos e a transferência do metrô para administração estadual, por meio da Metrominas, e mais de R$ 75 milhões de investimentos na primeira parceria público-privada rodoviária na MG-050. Esses são alguns dos resultados do trabalho desenvolvido pela Subsecretaria de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) em 2011. 

Para o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, a questão da Mobilidade Urbana na RMBH é uma prioridade dada pelo governador Antonio Anastasia à Setop. Estamos na perspectiva dada ao Programa Minas Logística, que conta com projetos, como o Caminhos de Minas e Mobilidade Urbana, onde estão incluídos os estudos para melhoria, modernização e ampliação do metrô, bem como a criação de novas linhas, além do Processo Estratégico de Recuperação e Manutenção da Malha Viária, onde se encontra o ProMG”, disse. Em relação ao metrô, Melles destacou que “hoje são transportados diariamente cerca de 190 mil passageiros. Com a realização das implantações previstas, deveremos ultrapassar 900 mil de passageiros transportados diariamente”. 
 
Segundo o subsecretário Diogo Prosdocimi, o ano de 2011 foi dedicado ao planejamento e gerenciamento dos programas estruturadores da área de transportes da Setop, como o Proacesso, ProMG, ProSeg, Potencialização da Fronteira Logística Agroindustrial, PPP da MG-050 e o Minas Avança, com os aeroportos.
 
Aeroporto Zona da Mata
 
O empreendimento do Aeroporto Regional da Zona da Mata, hoje denominado Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, localizado entre Goianá e Rio Novo, opera desde agosto com voos comerciais de passageiros e cargas, em esquema diurno e noturno. “O fluxo de passageiros vem aumentando gradativamente e, hoje, o aeroporto é o quinto em Minas com maior movimentação. 

Até o momento, já passaram pelo aeroporto 20 mil passageiros e a expectativa é de que, ao final de um ano de operação, ele se torne o quarto aeroporto do Estado em termos de movimentação, chegando a competir com os aeroportos da Pampulha e de Uberlândia”, ressaltou Prosdocimi.   
 
Mobilidade Urbana
 
A expansão da Mobilidade Urbana na RMBH tem na melhoria, modernização e ampliação do metrô de Belo Horizonte um dos pontos mais importantes do trabalho desenvolvido pela Setop, por meio da Subsecretaria de Regulação de Transportes. 

A partir do anúncio feito em setembro de 2011, pela presidente Dilma Rousseff, da liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o metrô de Belo Horizonte (R$ 1 bilhão do governo federal, R$ 750 milhões empréstimo junto a Caixa/BNDES e R$ 1,2 bilhão do Governo do Estado e prefeituras de Belo Horizonte e Contagem), a proposta da Setop prevê que o gerenciamento do metrô fique a cargo do Governo de Minas, por meio da Metrominas, com a participação das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, contando com recursos do governo federal e da iniciativa privada.
 
A expectativa é que as obras de modernização e ampliação da Linha 1 (Eldorado-Vilarinho), e de implantação das linhas 2 (Barreiro-Calafate) e 3 (Savassi-Lagoinha) sejam concluídas em um prazo estimado de cerca de cinco anos. A proposta incluiu a reformulação da Linha 1; da Linha 2 ligando o Barreiro ao bairro Calafate; e a construção e implantação da Linha 3, ligando a Savassi à Lagoinha, passando dentro do Centro de Belo Horizonte, ampliando a capacidade do metrô, hoje de 190 mil passageiros/dia, para aproximadamente 900 mil passageiros. Além do metrô, os Terminais Metropolitanos de Integração também foram aprovados no PAC da mobilidade.
 
Outro item da mobilidade urbana planejado e estruturado pela Setop, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana em 2011, é a Pesquisa Origem-Destino (Pesquisa OD) a ser realizada na RMBH em 2012. 

A Pesquisa OD é tradicionalmente realizada de dez em dez anos, visando identificar os padrões e demandas de deslocamentos da sociedade. O objetivo é desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, contendo diretrizes, instrumentos, ações e projetos voltados a proporcionar o acesso amplo e democrático às oportunidades que a cidade oferece, por meio do planejamento da infraestrutura de mobilidade urbana, dos meios de transporte e seus serviços e produtos complementares e correlatos.
 
MG-050
 
O Sistema MG-050/BR-265/BR-491 é a principal via de ligação entre o Centro-Oeste e o Sudoeste de Minas e tem 371,4 quilômetros de extensão. Desde junho de 2007 é administrado pela Concessionária Nascentes das Gerais, por meio da primeira parceria público-privada do setor de infraestrutura rodoviária nacional desenvolvida pelo Governo de Minas
 
Desde o início da concessão da rodovia, já foram investidos cerca de R$ 304 milhões em operação, melhorias e obras de recuperação de pavimento, sinalização horizontal e vertical, implantação de terceiras faixas, implantação de multivias, construção de pontes, passagens inferiores para veículos e pedestres. Somente no ano de 2011, foram investidos R$ 76 milhões em obras destinadas a 33 quilômetrosde terceiras faixas e 10 quilômetros de duplicação. Atualmente, estão em andamento9,4 quilômetros de obras de terceiras faixas.
 
Escritório PELT
 
Em meados do ano passado, a Setop iniciou a implantação do Escritório Plano Estratégico de Logística de Transportes (PELT). O objetivo principal do escritório é ser um centro de excelência em planejamento de transportes, de forma que as atividades de planejamento sejam desenvolvidas interna e continuamente na secretaria.
 
Até o momento, o Escritório PELT foi montado na estrutura da Setop, por meio da aquisição de computadores e softwares específicos da área de planejamento de transportes. Também já foi elaborado o Mapa Estratégico do Escritório PELT, que dará as diretrizes à equipe para a realização dos estudos de transportes.

Arquivo INFOTRANSP