Para aumentar a presença no transporte rodoviário, a América Latina Logística (ALL), a maior concessionária de ferrovias do país, se uniu a Ouro Verde Logística e criou a Ritmo Logística.
A nova empresa já nasce com um faturamento anual de R$ 300 milhões e com perspectivas de multiplicar por cinco a sua receita entre cinco a dez anos.
A ALL ficará com 65% do capital da nova empresa e a Ouro Verde com 35%. Além dos ativos, a concessionária ferroviária entrou com o potencial de crescimento de transporte em torno de sua malha no Brasil.
O presidente da ALL, Paulo Basílio, explicou que o foco da Ritmo será captar cargas multimodais, fazer a ponta rodoviária em projetos em que se oferecia somente a perna ferroviária.
O negócio rodoviário da ALL representa cerca de 3% da receita e tem foco de gestão diferente do perfil da companhia, que é a logística ferroviária, considerada de larga escala, para a movimentação de grandes volumes a maiores distâncias.
"O potencial de crescimento ao longo da nossa malha é enorme, por isso, temos uma participação maior no capital da Ritmo. Dentro do nosso planejamento observamos que o transporte rodoviário, com as obras de infraestrutura previstas no Brasil, tem muito o que crescer e não queríamos ficar de fora desse mercado. Avaliando a possibilidade era melhor nos unirmos a uma empresa com expertise nesse mercado do que investirmos sozinhos. Nosso foco, nosso negócio principal é ferrovia", disse Basílio.
Além de um faturamento de R$ 300 milhões, a Ritmo nasce com 700 equipamentos, entre cavalos e carretas, e a perspectiva, segundo o presidente da Ritmo, Marcelo Mokayad, nos próximos dois anos serão investidos R$ 1,5 milhão na aquisição de implementos rodoviários para a ampliação da frota.
"Vamos trabalhar com agregados e por isso temos que investir em carretas. O nosso foco maior serão operações dedicadas além do transporte intermodal. Com isso, devemos ter um volume de 10 milhões de toneladas por ano nos próximos cinco anos", afirmou o Mokayad. A frota atual da empresa é de 224 cavalos mecânicos e 474 carretas, entre bi-trens, rodotrens, siders, tanques e basculantes.