A cidade histórica de Piranhas vai ganhar mais um atrativo turístico nos próximos meses com a reativação da linha férrea e a volta da locomotiva Maria Fumaça, trem turístico que vai possibilitar aos visitantes conhecer as mais belas paisagens da Região do Canyon do São Francisco.
A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) fará a entrega oficial da Maria Fumaça no próximo sábado (28), com solenidade marcada para as 10 horas com as presenças do governador Teotônio Vilela, senador Benedito de Lira, além de autoridades da Administração Central da empresa, no Rio de Janeiro, e autoridades locais.
A locomotiva será entregue em regime de comodato. A ideia é colocar em funcionamento a Maria Fumaça nos próximos meses, num percurso de oito quilômetros do Centro Histórico até o lago de Xingó. A locomotiva está sendo transportada nas próximas horas para o município de Piranhas e os trilhos e dormentes também serão cedidos pela CBTU.
Riqueza Cultural
Em entrevista a um site do Sertão alagoano a prefeita, Mellina Freitas, salientou que há alguns anos Piranhas foi o elo de transporte férreo e fluvial com as cargas chegando de barcos do Centro-Sul e sendo transportadas para o interior do Nordeste por meio de trem. “Então, mesmo sendo uma nova concepção, a Maria Fumaça representa o resgate da história para o povo de Piranhas
Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/01/maria-fumaca-esta-de-volta-para-atrair-turistas-ao-sertao-alagoano/
A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) fará a entrega oficial da Maria Fumaça no próximo sábado (28), com solenidade marcada para as 10 horas com as presenças do governador Teotônio Vilela, senador Benedito de Lira, além de autoridades da Administração Central da empresa, no Rio de Janeiro, e autoridades locais.
A locomotiva será entregue em regime de comodato. A ideia é colocar em funcionamento a Maria Fumaça nos próximos meses, num percurso de oito quilômetros do Centro Histórico até o lago de Xingó. A locomotiva está sendo transportada nas próximas horas para o município de Piranhas e os trilhos e dormentes também serão cedidos pela CBTU.
Riqueza Cultural
Em entrevista a um site do Sertão alagoano a prefeita, Mellina Freitas, salientou que há alguns anos Piranhas foi o elo de transporte férreo e fluvial com as cargas chegando de barcos do Centro-Sul e sendo transportadas para o interior do Nordeste por meio de trem. “Então, mesmo sendo uma nova concepção, a Maria Fumaça representa o resgate da história para o povo de Piranhas
Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/01/maria-fumaca-esta-de-volta-para-atrair-turistas-ao-sertao-alagoano/
Veículos geridos pelas prefeituras não atraíram novos usuários
Os ônibus municipais foram o meio de transporte menos atraente para os moradores do ABC, Grande São Paulo, no ano passado. Enquanto trem, trólebus e veículos particulares ganharam milhares de novos adeptos, as linhas administradas pelas prefeituras tiveram queda de público.
Das três cidades, apenas São Caetano teve pequeno aumento, de 7,3 milhões para 7,6 milhões de passageiros na comparação entre 2010 e 2011. Santo André e São Bernardo, que ganharam em janeiro do ano passado a passagem mais cara da região, R$ 2,90, viram cair o número de usuários.
São Bernardo teve queda de 1,7% (73,2 milhões em 2010 e 71,9 milhões em 2011) e Santo André, 0,7% (64,5 milhões em 2010 e 64,1 milhões em 2011). O preço para circular pelas duas cidades é o mesmo cobrado nos trens, trólebus e metrô, que são mais rápidos e utilizam corredor exclusivo.
O professor de engenharia civil e urbanismo do Centro Universitário da FEI, Luiz Sérgio Coelho, afirma que os moradores da região preferem utilizar o carro para chegar às estações onde há ligação com meios mais rápidos.
“O que se vê é muita gente deixando carro em estacionamentos perto dos terminais ou nas ruas mesmo. O transporte municipal é muito ruim. Os veículos são velhos e os trajetos, lentos por conta do trânsito”.
Para o professor, corredores exclusivos resolveriam parte do problema. “Esta é uma promessa antiga, que não tem prioridade nas prefeituras da região”, afirmou.
Das três cidades, apenas São Caetano teve pequeno aumento, de 7,3 milhões para 7,6 milhões de passageiros na comparação entre 2010 e 2011. Santo André e São Bernardo, que ganharam em janeiro do ano passado a passagem mais cara da região, R$ 2,90, viram cair o número de usuários.
São Bernardo teve queda de 1,7% (73,2 milhões em 2010 e 71,9 milhões em 2011) e Santo André, 0,7% (64,5 milhões em 2010 e 64,1 milhões em 2011). O preço para circular pelas duas cidades é o mesmo cobrado nos trens, trólebus e metrô, que são mais rápidos e utilizam corredor exclusivo.
O professor de engenharia civil e urbanismo do Centro Universitário da FEI, Luiz Sérgio Coelho, afirma que os moradores da região preferem utilizar o carro para chegar às estações onde há ligação com meios mais rápidos.
“O que se vê é muita gente deixando carro em estacionamentos perto dos terminais ou nas ruas mesmo. O transporte municipal é muito ruim. Os veículos são velhos e os trajetos, lentos por conta do trânsito”.
Para o professor, corredores exclusivos resolveriam parte do problema. “Esta é uma promessa antiga, que não tem prioridade nas prefeituras da região”, afirmou.
http://www.band.com.br/noticias/transito-sp/noticia/?id=100000481598