O acidente entre os dois trens de alta velocidade ocorreu nas proximidades da vila de Wenzhou e levou a China a suspender qualquer novo projeto de construção de vias férreas, e retirar 54 trens da emblemática linha que une Pequim a Xangai.
PEQUIM, 28 dez 2011 (AFP) -Um choque entre dois trens ocorrido em julho na China, que deixou 40 mortos, foi causado por "falhas de sinalização" e por uma reação inadequada das autoridades ferroviárias, pela qual 54 pessoas serão punidas, anunciou nesta quarta-feira o primeiro-ministro, Wen Jiabao.
As declarações de Wen foram divulgadas depois que uma reunião do Conselho de ministros discutiu os resultados de uma investigação sobre a colisão.
Esta investigação destacou "falhas graves de sinalização" dos trens e a reação lenta e inadequada das autoridades ferroviárias.
"A China Railway Signal and Communication Corp., o principal abastecedor de equipamentos de sinalização, não assumiu plenamente suas responsabilidades, e isso provocou falhas graves de sinalização e riscos à segurança dos equipamentos", indica o informe oficial.
"O ministério das Ferrovias tampouco geriu convenientemente as operações de resgate, não comunicou as informações rapidamente e não soube responder à preocupação do público de maneira apropriada", acrescentou o informe.
Entre as 54 pessoas que foram submetidas a "sanções disciplinares", incluem-se Liu Zhijun, ex-ministro das Ferrovias, e Zhang Shuguang, segundo engenheiro-chefe do Ministério, que já havia sido afastado de suas funções por "falta grave de disciplina".
A China construiu em menos de uma década a maior rede ferroviária de alta velocidade em todo o mundo, mas o ministério das Ferrovias foi acusado de sacrificar a segurança para cumprir com os prazos previstos.
O acidente entre os dois trens de alta velocidade ocorreu nas proximidades da vila de Wenzhou e levou a China a suspender qualquer novo projeto de construção de vias férreas, e retirar 54 trens da emblemática linha que une Pequim a Xangai.
http://acritica.uol.com.br/noticias/Falhas-sinalizacao-causaram-acidente-China_0_617338370.html
As declarações de Wen foram divulgadas depois que uma reunião do Conselho de ministros discutiu os resultados de uma investigação sobre a colisão.
Esta investigação destacou "falhas graves de sinalização" dos trens e a reação lenta e inadequada das autoridades ferroviárias.
"A China Railway Signal and Communication Corp., o principal abastecedor de equipamentos de sinalização, não assumiu plenamente suas responsabilidades, e isso provocou falhas graves de sinalização e riscos à segurança dos equipamentos", indica o informe oficial.
"O ministério das Ferrovias tampouco geriu convenientemente as operações de resgate, não comunicou as informações rapidamente e não soube responder à preocupação do público de maneira apropriada", acrescentou o informe.
Entre as 54 pessoas que foram submetidas a "sanções disciplinares", incluem-se Liu Zhijun, ex-ministro das Ferrovias, e Zhang Shuguang, segundo engenheiro-chefe do Ministério, que já havia sido afastado de suas funções por "falta grave de disciplina".
A China construiu em menos de uma década a maior rede ferroviária de alta velocidade em todo o mundo, mas o ministério das Ferrovias foi acusado de sacrificar a segurança para cumprir com os prazos previstos.
O acidente entre os dois trens de alta velocidade ocorreu nas proximidades da vila de Wenzhou e levou a China a suspender qualquer novo projeto de construção de vias férreas, e retirar 54 trens da emblemática linha que une Pequim a Xangai.
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