Especialista europeu ressaltou em uma conferência na Alemanha, que a técnica utilizada por hackers para desativar sites por meio de sobrecarga de tráfego têm o poder de manipular os sistemas da rede ferroviária europeia. O trem é o transporte que mais pode sofrer com isso, segundo professor da Universidade Técnica de Darmstadt, Stefan Katzenbeisser.
O professor afirmou que os sistemas de computação sofrem o risco de ataques de “negação de serviço”, que podem causar longas interrupções em sistemas ferroviários. “Os trens não poderiam colidir, mas o serviço pode ser interrompido por um bom tempo”, disse Katzenbeisser durante o evento.
Campanhas de “negação de serviço” são uma das formas mais simples de ciberataques: hackers recrutam grandes números de computadores a fim de sobrecarregar o sistema almejado com tráfego.
Hackers usaram a técnica em questão para atacar sites de instituições governamentais ao redor do mundo, além de sites corporativos.
Os sistemas de comutação de ferrovias, que permitem que trens sejam guiados de um trilho para outro em uma junção de ferrovias, foram separados historicamente do mundo da Internet, mas a comunicação entre trens e comutadores é, cada vez mais, gerenciada pela tecnologia wireless.