04 janeiro 2014

Trem-Bus: O ônibus sobre trilhos do Ceará

O Trem-Bus foi o primeiro protótipo de VLT elaborado no Ceará pelo engenheiro Telmo Bessa. O veículo que consiste num ônibus adaptado para andar sobre trilhos foi doado pela empresa São Benedito.
O primeiro protótipo foi testado em maio de 1996, que depois de dois meses de estudos e adaptações ganhou dois eixos com rodas ferroviárias e percorreu 2.400 quilômetros, na linha norte do Estado, indo de Fortaleza até Castelo, no Piauí. Nesses primeiros percursos apareceram problemas na suspensão e os dois eixos foram substituídos por quatro.

Em 2001, o protótipo fez a segunda viagem, de Fortaleza a Acarape.
 
Nessa fase, o trabalho contou com o apoio da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap), mas continuou sendo bancado praticamente pelo idealizador Telmo Bessa e seu parceiro, o projetista mecânico Arnaud Leite Moreira.
 
Ainda no ano de 2001, o Trem-Bus realizou outra viagem, desta vez da Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza até o Mucuripe, passando pelas estações Otávio Bonfim, Couto Fernandes, Parangaba e Papicu. Com passageiros convidados, o veículo chegou a atingir a velocidade de 60 quilômetros por hora.
http://www.fortalbus.com/2014/01/trem-bus-o-onibus-sobre-trilhos-do-ceara.html
O engenheiro Telmo Bessa acreditava que o Trem-Bus representaria uma grande economia para o setor, pois segundo ele, na primeira viagem, foi gasto um litro de diesel a cada sete quilômetros, enquanto que um ônibus convencional, um litro é gasto a cada três quilômetros. Conseguindo apoio, o idealizador pretendia desenvolver uma composição com dois ou até três carros.
Em 2004, o Trem-Bus andou pela última vez e foi encostado na oficina de locomotivas do Metrofor. A paralisação do veículo, segundo o engenheiro, foi por falta de dinheiro, que na época pensou na possibilidade em conseguir da Prefeitura de Fortaleza dois ônibus da CTC para adaptá-los aos trilhos, dessa vez de forma conjugada.
Telmo Bessa pretendia com seu protótipo, conseguir uma parceria com uma empresa do porte da Mercedes-Benz e escolas superiores de Engenharia Mecânica, para montar uma frota de Trem-Bus para servir às regiões carentes de transporte no interior do Estado, onde o transporte ferroviário de passageiros foi extinto há mais de 20 anos.

Arquivo INFOTRANSP