Se alguém ainda tinha dúvida de que 13 é um
número cabalístico, esqueça.
Treze de junho é o dia que cerca de 50 mil torcedores vão à Fonte Nova assistir ao primeiro jogo da Copa 2014 em Salvador, entre Holanda e Espanha.
É nesse mesmo 13 que, repetindo uma tradição secular, milhares de católicos vão celebrar o casamenteiro Santo Antonio.
E depois de 13 anos de espera, numa sexta-feira 13, com a bênção de Santo Antônio, o metrô deve entrar de vez nos trilhos e realizar a sua primeira operação assistida.
Treze de junho é o dia que cerca de 50 mil torcedores vão à Fonte Nova assistir ao primeiro jogo da Copa 2014 em Salvador, entre Holanda e Espanha.
É nesse mesmo 13 que, repetindo uma tradição secular, milhares de católicos vão celebrar o casamenteiro Santo Antonio.
E depois de 13 anos de espera, numa sexta-feira 13, com a bênção de Santo Antônio, o metrô deve entrar de vez nos trilhos e realizar a sua primeira operação assistida.
A informação foi confirmada nesta sexta (17) pelo
diretor presidente da CCR Metrô Bahia, Harald Peter Zwetkoff, durante
almoço com jornalistas.
“Isso é um pedido do poder concedente. Ele quer no dia do primeiro jogo da Copa do Mundo.
Aqui na Bahia dizem que o importante não é isso, é que é Dia de Santo Antônio, mas, por coincidência, é também dia de jogo da Copa do Mundo”, brinca o executivo.
“Isso é um pedido do poder concedente. Ele quer no dia do primeiro jogo da Copa do Mundo.
Aqui na Bahia dizem que o importante não é isso, é que é Dia de Santo Antônio, mas, por coincidência, é também dia de jogo da Copa do Mundo”, brinca o executivo.
Metrô de Salvador tem data anunciada para entrar nos trilhos: sexta-feira (13), de Junho
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No período de operação assistida, que prossegue até
15 de setembro, data em que o metrô entra em operação comercial, os
trens vão circular com um volume menor de passageiros (250) do que sua
capacidade (1.000), sem regularidade de horários e não será cobrada
passagem.,
No início, os trens vão
funcionar durante quatro horas por dia — nas estações serão fixadas
tabelas com os horários.
Aos poucos serão ampliados o horário e a oferta de trem.
Aos poucos serão ampliados o horário e a oferta de trem.
Já a partir de maio, já será possível ver os trens circulando nos trilhos, na fase de teste para a operação assistida.
Nessa etapa, sem passageiros.
Como a obra ficou muito tempo parada, há muito o que
fazer. Para dar conta disso, além dos 800 funcionários que já estão
trabalhando, serão contratados mais 2.600 até junho.
“A maior parte
dessas vagas é para funções ligadas à construção, como pedreiro,
armador, carpinteiro, ajudante, encarregador de obras, montador,
soldador”, listou.
O consórcio CCR investe em duas vertentes de
trabalho: a construção da linha do Acesso Norte até o Retiro e depois
até a BR 324; e também na revitalização do que já estava pronto.
Essa
semana, por exemplo, eles já começaram a testar o sistema elétrico.
A
próxima etapa, que já está em andamento, é desmontar os trens e checar
cada item, revitalizar as estações, avaliar as condições dos trilhos.
Também foi realizada uma ultrassom nos seis quilômetros de trilhos que
ligam a Lapa ao Retiro para diagnóstico das suas condições.
“Foram detectados vários pontos que a gente vai ter que fazer solda”, destacou.
“Foram detectados vários pontos que a gente vai ter que fazer solda”, destacou.
Além disso, como o trem é elétrico e os trilhos estão enferrujados, é necessário então polir para garantir o contato elétrico.
Só
depois de todos os ajustes realizados é que será possível andar com o
trem.
O modelo de trem adotado tem quatro carros, cada um com seis
portas, e vai trafegar a uma velocidade média de 36 quilômetros por
hora.
“Para poder andar com segurança e alguém dentro, tem
que rodar muitos dias antes para garantir a operação”, disse Harald.
Um
cronograma realizado pelo grupo de trabalho aponta 1.400 atividades que
precisam ser realizadas.
O número pode até assustar, mas com Santo
Antonio na causa, a graça há de ser alcançada.
Depois, os baianos vão precisar direcionar as
preces a outro santo.
É que a segunda etapa, que liga o metrô até Pirajá, está prevista para começar a operar comercialmente no dia 15 de janeiro.
É que a segunda etapa, que liga o metrô até Pirajá, está prevista para começar a operar comercialmente no dia 15 de janeiro.
Dessa vez, sob as bênçãos do Senhor do Bonfim ou de Oxalá.