18 abril 2012

Rio Grande terá audiência sobre o trem regional

Assim como Pelotas, o município do Rio Grande também terá a oportunidade de conhecer os detalhes dos estudos de viabilidade para a implantação do trem regional, que ligará os municípios de Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande, incluindo o balneário Cassino. 

O anúncio foi feito na última sexta-feira, a pedido do deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, em audiência pública realizada em Pelotas.

Responsável por apresentar a demanda à união e pela realização da audiência, o deputado federal Fernando Marroni destacou a relevância do projeto logo na abertura. “Não tenho dúvida de que será um acréscimo para os trabalhadores e estudantes que transitam entre os municípios beneficiados”, argumentou. 

O secretário de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro, reforçou as palavras de Marroni e salientou outras vantagens do transporte ferroviário. Segundo ele, além de uma opção mais econômica e confortável, este tipo de modal tem desafogado o trânsito em todo o mundo.

Rodolfo Philippi, coordenador do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade de Santa Catarina (LabTrans/UFSC), apresentou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que será dividido em quatro etapas e terá início nos próximos dias. O estudo deverá ser entregue em janeiro de 2013 e contará com o apoio da Trensurb, representada na audiência pelo consultor da companhia, Paulo Timóteo.

No seu pronunciamento, o deputado Alexandre Lindenmeyer saudou os esforços das lideranças políticas envolvidas no sucesso do projeto e frisou sua importância estratégica para a Metade Sul. “É uma pauta que contribuirá para o aprimoramento da nossa mobilidade urbana e para o desenvolvimento da nossa cidade e região“, disse.

Mais de duzentas pessoas lotaram as dependências do auditório Dom Antônio Zattera, sendo muitos deles rio-grandinos, como o aposentado da RFFSA do Rio Grande, Paulo Carvalho, e o ex-maquinista José Rodrigues, que arrancou aplausos do público ao defender, emocionado, a retomada do transporte de passageiros na região.

Os vereadores Carlos Fialho Mattos (Patola) e Milton Martins, entusiastas do projeto há alguns anos, também estiveram presentes e reiteraram o pedido de Lindenmeyer. A data e o local da audiência deverão ser anunciadas nas próximas semanas.

Arquivo INFOTRANSP