Linha 3-Vermelha deve ser atendida, assim como duas linhas de trem.
Superlotação contribui para falhas no transporte, diz presidente do Metrô.
Filas na entrada da estação Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha do Metrô
A cidade de São Paulo
deve ter linhas expressas de ônibus entre estações de Metrô e trem para
aliviar a lotação nos trechos mais críticos.
O projeto foi anunciado
nesta terça-feira (24) pelo novo presidente do Metrô, Peter Walker, e
está sendo estudado por técnicos de quatro empresas de transporte:
Metrô, SPTrans, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
A ideia é que os ônibus expressos só façam paradas entre o ponto de
embarque e o de destino. Um dos exemplos dados pelo governo de São Paulo
é uma rota direta entre as estações Vila Matilde e Sé, da Linha
3-Vermelha do Metrô.
A linha é campeã em lotação no Metrô, com 1,4
milhão de passageiros por dia. Passageiros já formam filas do lado de
fora de estações nos horários mais críticos, segundo reportagem do G1 publicada no início de de abril.
Outra linha expressa de ônibus deve ligar as estações da CPTM de Santo
Amaro, na Zona Sul, e Pinheiros, na Zona Oeste. A ideia é que a rota
alivie o número de passageiros na Linha 9-Esmeralda.
No caso da Linha 7-Rubi, também da CPTM, ônibus expressos devem ser colocados no trecho entre a cidade de Caieiras e o bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.
No caso da Linha 7-Rubi, também da CPTM, ônibus expressos devem ser colocados no trecho entre a cidade de Caieiras e o bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.
O projeto está em andamento a pedido da Secretaria dos Transportes
Metropolitanos.
Ele deve ser apresentado ao Conselho Diretor de
Transporte Integrado quando estiver pronto. A SPTrans afirma que aguarda
um estudo do Metrô com os pontos mais críticos do trajeto da Linha 3-
Vermelha para dar continuidade ao projeto, chamado de "reforço de
ônibus" pela empresa.
Alívio
Nesta terça-feira (24), o novo presidente do Metrô, Peter Walker, deu entrevista na qual relatou que o sistema de linhas expressas de ônibus deve permitir aliviar a demanda de passageiros no sistema metroviário.
Walker diz que o aumento na demanda contribui para as falhas ocorridas
nas linhas – apenas em 2012, foram 67 problemas, segundo balanço da TV
Globo. Nesta manhã, a circulação na Linha 3-Vermelha foi interrompida
após outra falha de tração em trem.
“De imediato nós temos um trabalho junto com a Prefeitura, criando um
sistema de linhas expressas de ônibus para que as pessoas diminuam um
pouquinho o carregamento no sistema de Metrô e da CPTM”, disse o novo
presidente do Metrô.
O G1 mostrou que número de passageiros no Metrô de São
Paulo cresceu 40% em cinco anos. A quantidade representa quase 1 milhão
a mais de pessoas por dia nas estações.
No período, a companhia diz ter
aumentado o número de trens, inaugurado novas estações e reduzido o
intervalo entre composições. Entretanto, entre 2010 e 2011, balanços
oficiais da companhia indicam que o investimento em novas estruturas e
na rede atual diminuiu.
vídeo -> http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/04/estudo-preve-onibus-expressos-entre-estacoes-do-metro-e-da-cptm.html