28 abril 2012

Panorama mostra as estações subterrâneas

Equipe do Diário do Nordeste Online visita as obras da estação São Benedito, que está quase pronta
Após 13 anos do início da obras da primeira linha de metrô de Fortaleza, os trabalhos na parte sul do Metrofor entram em fase final. Com 95% dos serviços concluídos, o metrô já tem data fixada para o início das operações de teste: 15 de junho.

A reportagem do Diário do Nordeste Online visitou as obras da estação São Benedito, na Avenida Imperador, e mostra, no site, uma visita panorâmica virtual subterrânea pelo metrô.

Localizada próxima à Igreja de São Benedito, a estação é moderna e está quase pronta. Apenas detalhes, como sinalização e acabamento, são finalizados. As bilheterias ficam no térreo e no primeiro andar do subsolo. A estação também contará com um jardim subterrâneo.

A linha sul do metrô terá 24,1 Km de extensão e 20 estações ligando Pacatuba ao Centro, totalizando um investimento de R$ 1,7 bilhão. As primeiras viagens comerciais devem ser realizadas no início de 2013.

A linha leste do Metrofor, que ligará o Centro à Avenida Washington Soares, ainda está em fase de licitação e deve ser concluída apenas em 2019.

Apesar da modernização e da climatização do metrô, além de um cartaz na estação João Felipe (antiga Praça da Estação), nenhum mapa mostrando as nove paradas estava exposto para orientação dos passageiros.

Dentro dos trens, também não havia qualquer mapa ou sinalização sonora de que se havia chegado a uma nova estação. Apenas uma placa na chegada de cada parada fazia a identificação para quem estava atento à paisagem. Para aqueles que viajam à noite, a única opção é contar com os seguranças que estão sempre presentes nos vagões.


Veja ainda panorâmica de estações

Clique na imagem para ver as estações São Benedito e Benfica

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1131405

Arquivo INFOTRANSP