14 abril 2012

Fábrica do monotrilho é inaugurada nesta sexta


Unidade paulista da Bombardier Transportation começa a produzir em Hortolândia, no interior de São Paulo

Foi inaugurada nesta sexta-feira em Hortolândia, a 114 quilômetros de São Paulo, a fábrica da Bombardier Transportation, responsável pela produção dos trens do monotrilho da capital. 

Os primeiros carros devem sair da linha de montagem ainda este ano.

 Ao todo, serão 54 trens com sete carros cada, totalizando 378 carros. Cada trem tem capacidade para transportar 1 mil passageiros.

A empresa terá capacidade para produzir um carro por dia – ou um trem por semana.

A fábrica, que foi construída em 18 meses, vai gerar 250 empregos diretos, além de outras 500 vagas indiretas. A empresa não soube informar quantas dessas oportunidades já foram preenchidas. 

Um funcionário que começou a trabalhar há cerca de um mês disse que, atualmente, há 54 empregados no local. Além disso, outras 15 empresas se estabeleceram ou expandiram sua produção no país para cumprir as demandas da fabricação do monotrilho, o que deve gerar mais oportunidades.

O presidente mundial da Bombardier Transportation, André Navarri, afirmou que o objetivo da empresa é triplicar o número de funcionários no Brasil, chegando a 600 pessoas, e quadruplicar a área industrial em Hortolândia.
A unidade paulista deverá centralizar a maioria dos pedidos da Bombardier Transportation e exportar trens para o mundo todo. Mas a empresa vai manter a atual fábrica em Kingston, no Canadá.

O governador Geraldo Alckmin disse que vai levar o Via Rápida Emprego (programa de qualificação profissional da Secretaria de Emprego) à Hortolândia para capacitar trabalhadores. 

Alckmin também afirmou que vai estudar a construção de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) na cidade.

Escolha /Entre as razões que levaram o governo a optar pelo monotrilho está o custo da obra. 

Diferentemente do metrô, a instalação de monotrilhos não demanda grandes obras de infraestrutura e a construção é finalizada em metade do tempo, o que reduz o custo final.

A Bombardier Transportation é líder mundial em tecnologia ferroviária e tem sede em Berlim, na Alemanha. A empresa oferece serviços em mais de 60 países e tem uma base instalada de mais de 100 mil veículos no mundo.
 
 

Arquivo INFOTRANSP