Rio -  Agora a população vai poder acompanhar pela Internet, em tempo real, se os trens, barcas ou metrô estão atrasados ou com algum problema. O Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes, Agetransp e Proderj, está implantando um sistema online para monitorar 24 horas o desempenho das Concessionárias de Transporte reguladas (Metrô Rio, SuperVia e Barcas S.A.). 

O sistema estará disponível até o final do primeiro semestre através dos sites da Secretaria Estadual de Transportes e da Agetransp.

O novo trem não tem divisão entre vagões e pega-mão para baixinhos | Foto: Gisele Domingues / Agência O Dia
O novo trem não tem divisão entre vagões e pega-mão para baixinhos | Foto: Gisele Domingues / Agência O Dia
O objetivo é alcançar maior transparência e rapidez no acompanhamento dos serviços prestados. Segundo a Agetransp, a aferição poderá resultar em processo regulatório, uma vez que visa a geração de índices e relatórios periódicos sobre a operação dos meios de transporte.

O sistema online, desenvolvido pelo Proderj, possibilitará receber todas as informações operacionais referentes a número de viagens, por exemplo. Será possível calcular automaticamente índices de desempenho, tais como intervalo de viagem, atrasos no sistema, oferta de trens/barcas, entre outros.

NOVO TREM

O primeiro dos 19 trens comprados  pelo Metrô Rio chega ao Rio neste sábado. A composição, projetada para transportar 1.800 passageiros, tem previsão de entrar em operação em agosto no trajeto da Linha 2. Com potência de refrigeração 33% maior, a promessa é que a viagem será a 23 graus mesmo no verão.