O Governo Federal já anunciou a liberação dos recursos
para a implantação da Linha 3 do metrô, ligando Niterói a São Gonçalo.
Realizado pela Secretaria de Obras no âmbito do PAC 2, o metrô será responsável pela integração
dos dois municípios, com possível extensão até Itaboraí, onde está
sendo construído o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Os
investimentos públicos totalizam R$ 1,734 bilhão, sendo R$ 500 milhões
do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 774 milhões do BNDES, R$ 200
milhões de financiamento com o Banco do Brasil e R$ 260 milhões de compensação ambiental.
A
Linha 3 começa na estação Arariboia, num projeto do arquiteto Oscar
Niemeyer, desenvolve-se ao longo de um trecho de 22 km, sendo 17,7 km em
viadutos e 4,3 km em superfície, ligados por 14 estações, possuindo
ainda um estacionamento e garagem para pequenos atendimentos e reparos
em Barreto e um Centro de Manutenção, em Guaxindiba.
O projeto da
estação Arariboia irá compor o Caminho Niemeyer, sendo um presente à
população.
Em um mês será lançada a modelagem do edital,
definindo as regras que a Parceria Público Privada (PPP) terá que
seguir. Em outubro o edital será lançado e nossa previsão é que em
janeiro de 2013 possamos contratar e dar início às obras – disse o
secretário de Obras, Hudson Braga.
O metrô atenderá a grande
necessidade de transporte de passageiros gerada pelos municípios
atingidos, além de garantir o deslocamento intermunicipal da população
dos municípios abrangidos, de aproximadamente 1,7 milhão de habitantes.
Calcula-se que 70% dos usuários da Linha 3 terão como destino a cidade
do Rio de Janeiro, utilizando a Estação Arariboia, a maior estação do
sistema, como estação terminal e de integração. Essa estação ficará ao
lado de onde hoje encontra-se o terminal das Barcas e será construído um
terminal intermodal, integrando os sistemas de metrô, barcas e ônibus
municipais e intermunicipais, atendendo aproximadamente 600 mil
passageiros/dia, compondo a maior integração intermodal do país e a
primeira a incluir um terminal aquaviário.
A outra
estação terminal é Guaxindiba, localizada próximo à BR-101, que
permitirá a integração intermodal com os municípios de Itaboraí, Tanguá,
Rio Bonito e Magé, garantindo
o deslocamento até Niterói e Rio de Janeiro. Há uma expectativa de
ampliar o sistema até Itambi, em Itaboraí, para atender os funcionários
do Comperj, e Visconde de Itaboraí.
O projeto de
revitalização da estação Barreto prevê a recuperação da antiga estação
ferroviária, atualmente desativada. Já a estação Vila Lage, a primeira
de São Gonçalo, ajudará a estruturar o transporte de massa na região.
Aquela área hoje é servida apenas por ruas, que acabam com grandes
engarrafamentos, prejudicando a economia local e o meio ambiente.
Na
Praça do Zé Garoto, no Centro de São Gonçalo, haverá dois acessos, para
atender ao grande fluxo de passageiros na região. A expectativa é
reduzir o tempo de deslocamento entre as duas pontas da linha de duas
horas para 40 minutos, garantindo um transporte limpo e seguro.
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/04/26/obras-da-linha-3-do-metro-comecam-em-janeiro-de-2013/