14 abril 2012

Primeiro novo trem do Metrô está a caminho do Rio

 

Previsão é que primeiros carros feitos na China comecem a rodar em agosto.


Em menos de um ano todas os novos trens estarão circulando, diz Metrô.



O primeiro dos 19 novos trens do Metrô que estão sendo fabricados na China já está a caminho do Rio. Ele vem de navio e deve chegar em menos de duas semanas. Até junho, segundo o Metrô Rio, serão trazidos mais quatro novos trens. A previsão é de que eles comecem a circular no fim de agosto.

Até hoje, nenhum dos novos trens do Metrô fabricados na China chegou. A concessionária Metrô Rio garante que em menos de um ano todas as composições terão chegado e que serão quase 50 trens circulando, entre novos e mais antigos. 

A convite do Metrô, a equipe do RJTV foi até a fábrica chinesa.

Os novos carros do Metrô estão sendo montados numa fábrica em Chang Chun, a 900 quilômetros de Pequim. A empresa é a maior produtora do mundo de trens de alumínio, que já foram vendidos para países como Austrália, Arábia Saudita e a própria China.

O teste do segundo trem que virá para o Rio foi acompanhado por um grupo de jornalistas, em trilhos construídos dentro da fábrica. A composição circulou por poucos metros, em baixa velocidade, durante alguns minutos. 

E como estava nevando, ficou difícil saber se no auge do verão carioca a temperatura dentro do vagão vai ser agradável.

A maior queixa dos passageiros é o calor dentro dos vagões. Na hora do rush, o ar condicionado dificilmente dá vazão, principalmente na Linha 2, onde os trens operam a maior parte do trecho na superfície.
Esse novo trem foi adaptado ao clima carioca. 

Dentro dele, a temperatura vai ser sempre de 23 graus. E a Metrô Rio garante que o novo sistema resiste ao calorão do Rio
.
Outra mudança é a posição dos bancos. Os vagões ganharam mais espaço e também passaram a ser interligados. Os passageiros vão poder mudar de vagão sem precisar desembarcar. Também foram instalados painéis eletrônicos para informar qual a próxima estação.

A previsão é que o metrô passe a transportar 1,1 milhão passageiros por dia, quase o dobro de hoje.

Prazo

Em abril do ano passado, quando o RJTV esteve na China para conhecer o modelo dos trens, o então presidente do Metrô disse que a nova frota já estaria pronta no início de 2012. 

Pelo cronograma preliminar, os novos trens já deveriam ter chegado desde agosto de 2010. 

O que levou o governo a pedir à agência reguladora Agetransp que multasse a concessionária, alegando que houve atraso.

Agora o Metrô Rio faz uma nova promessa. “ A produção que nós vimos aqui, nós estamos já produzindo já o Trem 8. Quer dizer, até o final do ano, nesse ritmo de dois trens por mês, todos eles vão ser entregues”, disse o diretor de engenharia do Metrô Rio, Joubert Flores.

Segundo a Metrô Rio, a nova frota vai estar toda em circulação até março do ano que vem.
 

Arquivo INFOTRANSP