14 abril 2012

Ônibus de Curitiba começam a ser monitorados


Sistema vai acompanhar fluxo do transporte coletivo na cidade

Iniciaram nesta terça-feira as operações do Centro de Controle Operacional - estrutura que integra o Sistema Integrado de Mobilidade de Curitiba. Instalado na Urbs, o novo centro, reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito. O CCO acompanha em tempo real a circulação dos ônibus e as ruas, formando um núcleo de comando com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

O CCO dispõe de um painel de 7,20m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas onde são projetadas as imagens captadas por câmeras de circuito fechado de televisão instaladas em pontos chave em Curitiba.

Os operadores têm também bancadas individuais com duas telas de computador, o que permite ações simultâneas, como receber e enviar mensagens, seja para os painéis de trânsito nas ruas seja para controladores de semáforos ou motoristas do transporte coletivo, através de computadores de bordo já instalados em todos os ônibus da frota operante e de reserva, num total de 2,3 mil veículos.

Computadores de bordo, GPS e equipamentos acoplados à parte elétrica dos ônibus permitem que operadores e fiscais do transporte saibam em tempo real a situação de cada ônibus – em que ponto do trajeto ele se encontra, se está no horário, se parou fora do ponto e em quanto tempo chegará à próxima parada.

Nos terminais, o usuário também será informado, em painéis luminosos no próprio ponto de parada, do tempo previsto para a chegada do próximo ônibus. Este sistema está em teste nos terminais Pinheirinho e Cabral, e a previsão é que esteja em todos os pontos de todos os terminais até o fim deste ano.

Todas as ações e a movimentação dos ônibus geram relatórios que vão ajudar no planejamento permitindo também readequar a operação do transporte coletivo a qualquer momento.

Através de um console, instalado no painel do ônibus, cujo acesso só é possível com o ônibus parado, o motorista poderá acionar o centro de controle e receber orientação do operador em casos de alteração de rota, readequação de horário e paradas não previstas, por exemplo.

O controle do transporte é feito a partir de informações dos fiscais da Urbs que agora passam a contar com uma ferramenta decisiva que é o monitoramento em tempo real. Neste primeiro momento, o monitoramento é feito nas linhas expressas – biarticulados que só circulam nas canaletas – e a previsão é incluir todas as 355 linhas até o fim do ano.

O primeiro trecho monitorado pelo CCO será o anel viário – um conjunto de ruas que permite deslocamento em mão única entre os bairros sem passar pela área central de Curitiba. O anel tem câmeras que captam imagens permitindo monitoramento do trânsito, além de painéis que vão orientar os motoristas sobre as condições de tráfego à frente, avisando por exemplo em casos de congestionamentos e sugerindo vias alternativas.
 

Arquivo INFOTRANSP