Startup quer lançar app em novas cidades para chegar a 3 milhões de usuários no país até o final do ano
Aplicativo Moovit chega a 5 milhões de usuários em todo o mundo
(Divulgação)
O Moovit, aplicativo colaborativo de rotas de transporte público,
acaba de contratar seu primeiro executivo no Brasil. A partir de um
escritório compartilhado no Rio de Janeiro, Pedro Palhares, o novo
diretor geral da Moovit, vai liderar os esforços da empresa no país. Até
o final do ano, a meta é triplicar o número de usuários, chegando a 3
milhões de pessoas. O aplicativo, considerado o "Waze para transporte público", acaba de chegar a 5 milhões de usuários em todo o mundo.
Antes de se juntar à Moovit, Palhares era assessor técnico da
secretaria municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Ele estava no
cargo desde março de 2013, ano em que o Moovit chegou ao Brasil. O
executivo foi um dos responsáveis pela abertura do banco de dados de
localização dos ônibus para desenvolvedores, o que permite que
aplicativos mostrem onde estão os ônibus que circulam no Rio.
Criado em Israel em 2011, o Moovit traça rotas com uso de metrô,
trem, ônibus e trajeto a pé. Ele usa a localização dos ônibus ao mesmo
tempo em que coleta informações dos aparelhos dos usuários, como posição
geográfica, velocidade de deslocamento e alertas de problemas no
percurso. A plataforma combina os dados para estimar o tempo necessário
para chegar ao destino. Com as informações, é possível sair de casa mais
perto do horário que o ônibus passará pelo ponto mais próximo.
No Brasil, o recurso que mostra a localização dos ônibus em tempo
real, contudo, só está disponível em São Paulo e Rio de Janeiro. Nas
outras oito cidades onde o Moovit está presente no país, o app não
indica a posição atual do ônibus. A empresa também trabalha para
oferecer no app informações sobre a localização dos trens metropolitanos
e do metrô, mas os dados ainda não estão disponíveis. “O app se baseia
em um cronograma de viagens programadas”, explica Palhares.
A chegada de Palhares mostra a importância do Brasil para a Moovit.
“Mais da metade dos novos usuários registrados todos os dias são
brasileiros”, diz Omar Téllez, presidente da empresa. O principal foco
da empresa a partir de agora será lançar o Moovit em todas as
cidades-sede da Copa do Mundo até junho. “Como o app está disponível em
quinze idiomas, temos uma grande oportunidade ao ajudar os turistas que
vêm ao Brasil”, diz Palhares. O executivo também será responsável
por estreitar os laços com órgãos de governo, para integrar mais dados
sobre transporte público ao serviço.
O aplicativo do Moovit para iPhone e Android é gratuito e está
presente em 24 países. Para ganhar dinheiro, a empresa segue os passos
do Waze e, no futuro, mostrará anúncios geolocalizados para os usuários.
O app vai sugerir, por exemplo, uma promoção de um supermercado, caso
ele esteja próximo ao trajeto do usuário na volta para casa. Outra
estratégia é vender passagens de ônibus ou metrô por meio do app. “Já
temos este recurso em Israel e na Polônia, mas ainda não é algo que
estamos trabalhando no Brasil”, diz Amy Wyron, diretora de
desenvolvimento de negócios da Moovit.