02 março 2014

Indra: bilhetagem no metrô de São Paulo

A Indra, multinacional de consultoria em TI, firmou um contrato para a implantação do sistema de controle de acessos e validação de bilhetes para a extensão da Linha 5 do Metrô de São Paulo.

Com valor de € 1,4 milhão, o contrato no metrô de São Paulo consiste na implantação dos sistemas de controle de acessos e validação de bilhetes para as 11 novas estações da extensão da Linha 5.

O novo sistema permitirá processar e gerenciar simultaneamente tanto bilhetes magnéticos como cartões contacless do Bilhete Único e os cartões da área metropolitana (BOM), agilizando a intermodalidade entre metrô e ônibus nas áreas urbanas e metropolitanas da capital.

Ligando as estações Capão Redondo e Largo 13, a Linha 5-Lilás é uma das mais movimentadas do paulista, com uma média de 75 mil passageiros diários, mas com picos de 150 mil passageiros em um só dia.
Por ser uma das linhas que liga a zonas mais periféricas da capital, ela tem um fluxo maior de usuários que fazem baldeações com ônibus e outros meios de transporte.
Com o contrato na capital paulista, a Indra se posiciona como fornecedora tecnológica do Metrô de São Paulo, que tem previsto passar dos 74 quilômetros de rede atuais até os 338 quilômetros em 2030.

Experiência no setor a multinacional espanhola tem. Nos últimos dois anos, a empresa fechou contratos semelhantes com as cidades de Curitiba, Medellín e Cidade do México. Ao redor do mundo, ela tem implantações nos metrôs de cidades como Madrid, Barcelona, Valência, Lisboa, Calcutá e Shangai.

Além de São Paulo, outra implantação que a empresa emplacou foi a do sistema de bilhetagem, assim como o suporte e manutenção para o Metrô de Santiago, em um contrato de cinco anos e € 3,9 milhões de valor total.

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de consultoria do país, com cerca de 7,5 mil colaboradores. Em todo o mundo, a companhia conta com cerca de 42 mil profissionais e registrou em 2013 um faturamento de € 3 bilhões.

Arquivo INFOTRANSP