11 março 2014

Compras motivam cada vez mais o paulistano a sair de casa

Rua 25 de Março é o destino mais popular para compras em SP 
 
 
Os paulistanos saem cada vez mais de casa para fazer compras e esse deslocamento cresceu 33% de 2007 para 2012, de acordo com a Pesquisa de Mobilidade 2012/2013, realizada pelo Metrô e pelo governo do Estado.

Em 2007, os moradores da região metropolitana de São Paulo fizeram 1,45 milhão de viagens por dia para fazer compras. 

Esse número avançou para 1,94 milhão por dia em 2012.

As compras apresentaram o maior crescimento dentre as demais motivações para as viagens diárias. 

Também avançaram bastante os deslocamentos por causa de assuntos pessoais (aumento de 23%) e do trabalho (avanço de 19%). Educação (crescimento de 6%); saúde (acréscimo de 7%) e lazer (mais 8% em cinco anos) tiveram avanços mais modestos.

O grande motivo, porém, das milhares de pessoas transitando pela região metropolitana, é o trabalho.  

Ele foi responsável, dentro das 43,7 milhões de viagens diárias registradas pela pesquisa em 2012, por 20,1 milhões delas.

Na hora de sair para fazer compras, 49% dos paulistanos preferiram ir a pé ou de bicicleta. 

Outros 31% optaram por usar metrô, trem, ônibus ou fretado, e 20% escolheram ir de carro, moto ou táxi.

Arquivo INFOTRANSP