23 março 2014

PEGN mostra que o uso da bicicleta amplia mercado para novos negócios

Espaço para ciclistas reúne loja de peças, estacionamento e café em SP.
Programa também entrevista empresário que fabrica pimentas.


Nas grandes cidades, cada vez mais pessoas optam pelo uso de transporte limpo, como a bicicleta. E os empresários, antenados com o crescimento deste mercado, têm desenvolvido negócios para o nicho.
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste domingo (23) foi atrás de pessoas que estão lucrando com as bikes em São Paulo. No bairro de Pinheiros, funciona um multiespaço para ciclistas, que conta com loja de peças, estacionamento, restaurante e cafeteria.
O café é bem localizado, fica entre uma estação de metrô e de trem e duas ciclovias. O espaço facilita a vida de quem usa a bicicleta para pegar estes meios de transporte público. O cliente pode estacionar a bicicleta e tomar uma ducha por R$ 17. O espaço, criado no ano passado, é de Fabio Samori, que investiu R$ 300 mil na montagem.
O café-restaurante é responsável por 70% do faturamento da empresa. O cardápio tem frutas, sucos naturais, café da manhã e pratos rápidos. Quem chega ao local pedalando tem 5% de desconto na conta. O ambiente tem TV, bicicletas na decoração, painel para exposição de fotos, área de lazer, biblioteca, além de uma oficina.
Os serviços mais procurados são alinhamento de roda, regulagem de freio e lubrificação da bicicleta, e o preço médio de cada reparo é de R$ 30. Cerca de 1,5 mil clientes passam por lá a cada mês e o faturamento mensal é de R$ 50 mil, com uma margem de lucro de 25%.
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste domingo também entrevista o empresário Greg da Silva, que fabrica molhos de pimenta há 14 anos. A empresa produz cinco tipos de molhos, envasados em frascos de 50 ml. A pequena fábrica, instalada na zona leste de São Paulo, faz até 15 mil garrafinhas por mês e o molho é vendido por até R$ 7.
Em 2013 o faturamento da empresa foi de R$ 180 mil. Para lucrar ainda mais, o empresário aproveita a chegada da Copa do Mundo para colocar no mercado novos produtos, com as cores  da bandeira do Brasil. São kits com pimentas verdes e amarelas, para agradar aos turistas.
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios vai ao ar todos os domingos, logo após Antena Paulista, em São Paulo, e após o Globo Comunidade, no restante do Brasil
 

Arquivo INFOTRANSP