06 março 2014

Câmera em lanterna traseira de bicicleta promete inibir comportamento imprudente de motorista

Produto de empresa australiana deve começar a ser vendido em julho deste ano e vai custar R$ 355

Pensando na vida dos ciclistas, muitas vezes colocada em risco nas vias das cidades, empreendedores australianos desenvolveram o Fly6, uma luz traseira com uma câmera HD embutida. Essa câmera visa desencorajar o comportamento imprudente por parte dos motoristas, advertindo-os de que estão sendo filmados.

A câmara acoplada à lanterna fica em uma posição de destaque na luz, cercada de LEDs que chamam a atenção dos motoristas para que eles saibam que estão sendo filmados. O vídeo é armazenado em um cartão de memória de 8 GB.

O objetivo é fazer com que os motoristas não tentem fazer manobras arriscadas ou  mesmo irritar os ciclistas'. O produto pode ser carregado via USB e promete funcionar por até cinco horas.
Para viabilizar o projeto, os desenvolvedores dessa solução buscaram apoio por meio do site de financiamento coletivo Kickstarter. O objetivo inicial era captar 95 mil dólares australianos, mas com ajuda de quase 1,4 mil pequenos investidores o grupo já arrecadou mais de 200 mil dólares.
O plano dos empreendedores é iniciar as vendas em julho, na Austrália, e em outubro nos Estados Unidos e na Europa. 

O preço do produto, informado no site da empresa, é de aproximadamente R$ 355.


Arquivo INFOTRANSP