Sete pessoas morreram atropeladas por trens na área urbana em um ano.
Ainda não há prazo para sinalização de alerta para pedestres.
Na área urbana de Sorocaba
(SP), os alambrados de proteção nas passagens de trens são cortados
pelos moradores.
A proteção ao longo da avenida Engenheiro Carlos
Reinaldo Mendes foi arrancada pela população para facilitar a passagem
pelo local.
A situação é tão arriscada que desde janeiro do ano passado, sete
pessoas morreram atropeladas por trens nas área urbana.
Agora o
Ministério Público está exigindo que a prefeitura e concessionária
invistam em sinalização de alerta para os pedestres.
Um compromisso foi assinado entre a concessionária responsável pela
linha férrea e o Ministério Público, em agosto de 2012, para manutenção
da malha viária.
A multa é de R$ 30 mil, por dia, em caso de
descumprimento.
A linha foi cercada no trecho mas, a medida não deu
certo.
E os moradores se arriscam.
Ivone dos Santos passa sempre pelo local. "Eu olho bem antes de atravessar a linha", afirma ela.
Eles se justificam dizendo que assim o caminho fica mais curto.
"A
gente economiza um quilômetro, mais ou menos. Eles tinham que colocar
passarela aqui", comenta o aposentado Claudemir do Espírito Santo.
Para a concessionária, campanhas educativas são a maneira mais eficaz
para alertar e esclarecer a população.
Um levantamento vai ser realizado
para apontar os trechos onde há maior circulação de pessoas.
A
prefeitura informou que está negociando para que a Urbes coloque a
sinalização.
Pedestres correm risco de acidente ao caminharem por linha férrea