Equipamento é o maior já utilizado em obras metroviárias no Brasil.
A primeira viagem de transporte foi na madrugada desta quinta-feira (15).
Tatuzão
é o maior da América Latina, e o maior equipamento já utilizado em
obras metroviárias no Brasil
O equipamento conhecido como Tatuzão, que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô Rio
terminou de ser pré-montado na Leopoldina, na Região Central da cidade,
e começou a ser levado na madrugada desta quinta-feira (15) para o
túnel no subsolo, ao lado da Estação General Osório, em Ipanema, na Zona
Sul, onde está sendo montado para iniciar a escavação.
O transporte do equipamento será feito em 92 viagens, em rotas
especiais e durante a madrugada, para minimizar o impacto no trânsito.
As peças saem da Leopoldina já na ordem de montagem.
Segundo a assessoria da empresa responsável pelas obras, este é o maior
Tatuzão da América Latina e o maior equipamento já utilizado em obras
metroviárias no Brasil.
Com 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento
por 11,5 metros de diâmetro, a máquina escava de 15 a 18 metros de túnel
por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados
anteriormente no Rio de Janeiro.
A Linha 4 do Metrô ligará a Barra da Tijuca à Ipanema e vai
transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia.
A
previsão é que cerca de 2 mil veículos não circulem mais nas ruas por
hora/pico.
Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de
Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16
quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no
primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.
O passageiro poderá seguir sem baldeação do Jardim Oceânico, na Barra, à
Estação Uruguai, na Tijuca. O trajeto Barra-Ipanema será feito em 15
minutos e o Barra-Tijuca em 50 minutos (veja vídeo das obras no Youtube.)