Moderno,
dinâmico, além de contemplar um maior número de pessoas com transporte
de qualidade, em menor tempo e preço.
São essas as consequências que
serão sentidas pelo teresinense quando da conclusão do projeto de
revitalização do metrô de Teresina, que está previsto para iniciar nos
próximos dias for concluído.
O Plano de Mobilidade Cidade de Teresina -
Rede Sobre Trilhos, desenvolvido pelo Governo do Estado, estima que a
realização de reformas e aumento da extensão das linhas férreas consiga
atender um total de 48 mil passageiros por dia.
Com
apenas uma linha em funcionamento, o metrô de Teresina atende
atualmente a população que reside nas proximidades das estações Alberto
Silva (Centro), Matinha, Frei Serafim, Ilhotas, Renascença, Parque
Ideal, Dirceu e Itararé.
No novo projeto, a construção de uma nova linha
está prevista, duplicando a quantidade de pessoas atendidas.
O
investimento está avaliado em mais de R$1,7 bilhão, inclusos no programa
PAC Mobilidade.
Pelo projeto de
mobilidade urbana, o Governo do Estado vai modernizar completamente o
sistema, com o objetivo de atingir e atrair os moradores da região mais
populosa de Teresina.
Para tanto, será realizada toda a reestruturação
da malha já existente.
Na primeira etapa, com duração de 12 meses, o
projeto prevê a remodelação completa de 13,8 quilômetros de trilhos com
obras de nivelamento, ajustes geométricos, terraplanagem, drenagem e
tratamento dos taludes.
Para o
governador Wilson Martins, a reestruturação do sistema metroviário vai
mudar o transporte da capital, atingindo a população em geral.
Com
qualidade e eficiência, o sistema torna-se um grande atrativo para a
população.
“Com a recuperação e a modernização da linha já existente, o
trajeto será de, no máximo, 15 minutos.
O usuário terá qualidade,
rapidez e conforto, com um transporte de menor custo”, explicou.
A
revitalização do metrô e outras obras do Governo do Estado na capital,
tais como a construção do Rodoanel, uma terceira ponte na Frei Serafim,
duplicação das BRs 343 e 316, entre outras ações irão resolver problemas
históricos como diminuir o fluxo de veículos nas principais avenidas de
Teresina.
“O transporte público é a melhor solução para resolver os
problemas de trânsito em Teresina.
Queremos investir nisso, dar aos
moradores da nossa capital total condição de tráfego.
Sei que isso é um
desafio no mundo todo, pois investir nessa finalidade é o caminho mais
viável e de maior retorno para a população”, disse.
Projeto englobará todo o sistema metroviário da capital
De
acordo com o engenheiro da Companhia Metropolitana de Transporte
Público (CMTP), Antonio Sobral, esta etapa é importante porque trata da
reestruturação de uma malha antiga, que passou por pequenas
intervenções.
Agora a remodelação englobará todo o sistema. “A primeira
etapa terá a recuperação de pontilhões e remoção de todas as
interferências, além da adequação das passagens de nível”, relata. Duas
novas estações também farão parte do sistema de metrô: a Estação da
Matinha e a da Boa Esperança.
Com a conclusão deste projeto, novos
trens, mais modernos, com melhor acessibilidade e conforto farão o
transporte da população.
A segunda
etapa do programa consiste a duplicação de toda a extensão da via, a
construção de uma nova ponte sobre o rio Poty, com uma passarela de
segurança, além de uma via de manobras e a construção do novo Centro de
Controle Operacional.
Outras três estações serão construídas, sendo
elas: Mafuá, Piçarra e São João. Já as estações existentes, Avenida Frei
Serafim, Itararé e Ilhotas serão reformadas.
Outra novidade será o
projeto estrutural das novas estações, todas receberão padrão de
acessibilidade e modernização comparada ao dos grandes centros; além
disso, terão plataformas fechadas com cobrança desembarcada.