Trens transportam 9 milhões de pessoas por dia
O metrô de Moscou está fazendo aniversário. O transporte completa nesta terça-feira, 15, 77 anos de inauguração. A primeira linha da capital russa foi aberta ao público em 1935, ligando a estação Sokolhniki e a estação Parque da Cultura.
Maior do mundo em número de passageiros, transportando mais de 9 milhões de pessoas por dia. Possui 185 estações, dispostas em 12 linhas diferentes, e é a sexta maior rede de metrô do mundo, somando uma extensão de mais de 300 km.
Conhecido pela suntuosa decoração palaciana e pela profundidade das plataformas de embarque/desembarque, o metrô moscovita teve algumas estações construídas durante a Segunda Guerra Mundial para servir também de abrigo em casos de bombardeio.
Uma das curiosidades das viagens de metrô em Moscou são os anúncios das estações nos vagões, que são realizados tanto por vozes de um homem e de uma mulher.
A masculina anuncia as estações na linha que segue em direção ao centro da cidade, enquanto a feminina anuncia as estações da direção oposta. Isso não é por acaso. Segundo a direção do metrô moscovita, isso foi feito especificamente para a orientação e conveniência de passageiros cegos e deficientes visuais.
Outra curiosidade marcante do metrô de Moscou é o alarme que dispara quando algumas pessoas pulam a catraca da estação para não pagar a passagem.
A cada momento que alguém tenta passar sem o bilhete, dispara uma espécie de alarme, que toca a melodia da música “Adeus à Terra Natal”, do compositor polonês Mikhail Oginski.
No início do ano, foi implantado um sistema de internet gratuita Wi-fi nas estações de Moscou.