Projeto de uma das estações do Metrô de Curitiba
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O auditório do Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, ficou lotado na primeira audiência pública da licitação para construção e operação do metrô curitibano na noite desta terça-feira (15). Gente que foi até lá para apoiar o projeto ou vaiá-lo.
O encontro foi marcado por discursos a favor e contra ao que é, segundo a prefeitura, a maior obra pública da história da cidade, orçada em R$ 2,33 bilhões.
“Entre as cidades contempladas com recursos federais, Curitiba sai na frente neste processo de licitação do metrô. Temos ainda alguns prazos. Esperamos lançar a licitação em julho e iniciar a obra até o final do ano”, disse o prefeito Luciano Ducci, que foi até o Memorial, mas não participou da fase de perguntas e respostas.
O prazo de execução é de quatro anos e a concessão para exploração dos serviços se estenderá por 30 anos.
A primeira parte da audiência foi reservada para explanações técnicas sobre o edital e o contrato. Os anexos e minuta do contrato estão disponíveis no www.metro.curitiba.pr.gov.br . Até o dia 18 de junho, interessados poderão deixar comentários e sugestões sobre o edital de licitação no e.mail: metrocuritibano@smad.curitiba.pr.gov.br
Durante a apresentação, alguns manifestantes levantaram cartazes em protesto contra a obra. Em um deles, era possível ler “R$ 2,33 bilhões do povo, para quem?”. Houve protesto também com relação a superlotação do evento. Um homem conseguiu entrar em uma área restrita do evento e, com um megafone, reclamou da “falta de espaço para o público” na audiência. Integrantes do Movimento Passe Livre levaram cartazes, que foram recolhidos pela Guarda Municipal.
Além de protestos, houve também manifestações de apoio com aplausos ao projeto. Ao todo, segundo a organização, cerca de 400 pessoas estavam presentes no evento.
Estações
A Linha Azul, como é chamada a primeira etapa do Metrô, ligará a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, ao Centro de Curitiba, até a Rua das Flores, num trecho de 14,2 quilômetros que passa por 13 estações.
Das 13 estações, somente uma será elevada, a Estação CIC-Sul - primeira após o pátio de manobra. Esta estação ficará localizada na BR-476 entre a Rua Nicola Pellanda e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. No local será construído um terminal de integração, com o objetivo de aliviar os Terminais Pinheirinho e Capão Raso.
O primeiro nível dessas estações, além do acesso dos passageiros, contará com um amplo estacionamento para veículos e bicicletas. O objetivo é criar atrativo de integração para atrair motoristas de carros para o novo modal.
O metrô vai atender 475 mil usuários e substituirá 110 ônibus. A frota terá 25 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado.
Com o metrô, haverá uma redução da emissão de 8,5 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera e também a redução de três decibéis de ruído. Nas atuais canaletas dos biarticulados será construído um parque linear com ciclovias e áreas verdes para a prática de esporte