27 maio 2012

Túneis do metrô são compatíveis com o trem

Empresa levará 250 internautas para conhecer a linha Sul do Metrofor, no próximo dia 2 de junho
O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, classificou de "mentirosa e irresponsável" a denúncia de um empregado da Companhia de que os trens elétricos adquiridos pelo governo do Estado, na Itália, não entram nos túneis da linha Sul do metrô de Fortaleza. Segundo o denunciante, que pede para não ser identificado, o "gabarito", a altura dos trens seria maior do que a do vão dos túneis subterrâneos.

"Quem falou isso é um mentiroso, irresponsável e, com certeza, não é funcionário do Metrofor. Um caso desse, se acontecesse, era digno de se mandar prender", reagiu Fortes. "Eu jamais colocaria o governo do Estado em uma saia justa dessas", acrescentou o executivo.
Medidas
Segundo Fortes, os trens elétricos (TUEs) adquiridos da empresa AnsaldoBreda têm 4,5 metros de altura, do trilho ao teto, e mais 20 centímetros de espaço para o pantógrafo (equipamento que faz o contato elétrico do trem com a linha energizada), totalizando 4,70 metros. Enquanto que o túnel subterrâneo, com cerca de 3,2 quilômetros de extensão, tem altura de 4,86 metros, o que daria uma margem de sobra, "livre" de 16 centímetros, do pantógrafo ao teto do túnel .

De largura, acrescenta Fortes, cada trem tem 2,65 metros e o túnel, nove metros; espaço suficiente para correr as duas linhas do metrô, uma de ida e outra de volta, com bitolas métricas, entre trilhos, de um metro.

De acordo com o denunciante, o "problema", a limitação da altura do túnel, foi assunto corrente no Metrofor, na última semana e surgiu após os testes das linhas do túnel, realizadas na semana passada, em que foram utilizados Veículos Leves sobre Trilho (VLTs), em vez dos TUEs.

"Essa conversa está rolando entre os próprios maquinistas", disse a fonte, segundo quem "o uso dos VLTs nos túneis está descartado por serem carros movidos a diesel, o que encheria o local de monóxido de carbono". "Pelo gabarito das estações e dos trens, a altura não deu", disse.

Rômulo Fortes confirmou que os testes na área dos túneis foram realizados com VLTs, porque o trecho, que vai da Avenida Carapinima à Estação João Felipe , ainda não está energizado, o que irá começar no segundo semestre deste ano. "Não entramos com os trens italianos porque os túneis não têm energia", explicou Fortes, repudiando a informação repassada à imprensa, na tarde de ontem.

Para mostrar o andamento das obras, Rômulo Fortes disse ontem, que no próximo dia 2 de junho, um grupo de 250 internautas cadastrados pelo governo do Estado irá visitar e passear pela linha Sul do metrô, em um VLT. "Vou colocar os dois trens, um VLT e um italiano dentro do túnel, para que todos conheçam", antecipou o executivo.

Ainda segundo ele, as obras da Linha Sul estarão concluídas em julho próximo e a energização dos túneis, até dezembro. Em junho começa a operação assistida em parte da linha, de Pacatuba a Parangaba.
4 consórcios concorrem para gerir obras do VLT
Quatro consórcios apresentaram na manhã de ontem, à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) propostas para a construção e gerenciamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do trecho Parangaba-Mucuripe. A empresa vencedora deve oferecer os serviços especializados de gerenciamento, supervisão, fiscalização e apoio técnico às obras civis de implantação do VLT, além da adequação do Ramal de Carga durante a fase pré-operacional, fornecendo suporte até o início da operação.

O valor de referência, que é o montante máximo do pregão, é de R$ 7.012.240,34.

Participaram os consórcios Concremat/Setec (Concremat Engenharia e Tecnologia S.A e Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Limitada), Gerenciador VLT Engevix/Enprol (Engevix Engenharia S.A e Enprol Engenharia e Projetos Limitada), KL/Ebei/MK (KL Serviços e Engenharia S.A, Empresa Brasileira de Infraestrutura Limitada e MK Engenharia e Arquitetura Limitada) e Projetec/Comol/ATP (Projetec Projetos Ténicos Limitada, Comol Construções e Consultoria Moreira Lima Limitada e ATP Engenharia Limitada). A documentação será enviada à Seinfra para análise de Habilitação, em que será observado o cumprimento de quesitos como regularidade fiscal. As empresas habilitadas serão convocadas a apresentar as propostas comerciais.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1141124

Empresa tcheca apresenta protótipo virtual de bicicleta voadora

Os amantes do ciclismo poderão dentro de pouco tempo experimentar novas sensações graças à primeira bicicleta voadora, cujo protótipo virtual foi apresentado nesta quinta-feira em Praga e que poderá transformar em realidade um sonho do escritor Julio Verne.

"Carece ainda de aplicação comercial, mas terá em todo caso um voo curto e em condições seguras, dado que não tem licença para voo", declarou à Agência Efe Ales Kobylik, gerente da empresa Technodat.

A bicicleta, com uma estrutura leve de liga de metais, se elevará a uma altura máxima de cinco metros, "longe dos cabos elétricos", e contará com dispositivos para regular o voo, antecipou Kobylik.
O protótipo virtual em 3D foi desenvolvido pela Technodat, em parceria com a Evektor e a Duratec, três empresas tchecas que apresentarão o modelo real em setembro durante a Feira Internacional de Maquinaria de Brno.

Trata-se de uma bicicleta que desenvolve uma potência de 47 quilowatts e que pesa 85 quilogramas, sendo que pode deslocar no ar a carga máxima de 170 quilos.

Tem 3,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 1,2 metros de altura. Seu tempo aproximado de voo varia de três a cinco minutos, e alcançará uma velocidade máxima de 50 km/h.

Atualmente, os tchecos estão testando "a estrutura da bicicleta" e na próxima semana verificarão "o uso do regulador e a eletrônica", assinalou Kobylik.

A fonte de energia é uma bateria de polímero de lítio com capacidade de 50 ampères/hora.

Kobylik reconheceu hoje que, além do uso comercial, o que se pretende é "melhorar o uso de nossos conhecimentos, conhecer possibilidades de cooperação e estender os limites de nossas tecnologias"

http://br.noticias.yahoo.com/empresa-tcheca-apresenta-prot%C3%B3tipo-virtual-bicicleta-voadora-135403029.html

Portal do metrô traz perguntas e respostas sobre a licitação



principal
A Prefeitura de Curitiba tem mais um canal aberto de debates no processo de licitação da Parceria Público Privada (PPP) para implantação e operação do Metrô Curitibano. Os questionamentos feitos durante a audiência pública, realizada em 15 de maio, e as novas dúvidas enviadas por e-mail estão publicadas no portal www.metro.curitiba.pr.gov.br.

Dentro da pasta Licitação foi instalado o ícone Comunicados, onde estão sendo publicados boletins informativos. Um dos primeiros boletins mostra perguntas e as respostas que faltaram ser respondidas durante a apresentação da minuta do edital de PPP, no Memorial da Cidade.

Outras dúvidas encaminhadas sobre o processo licitatório também serão publicadas com as respostas. No mesmo ícone (Comunicados) serão publicados também todos os atos da Comissão. Vamos usar este e outros canais para tornar o processo o mais transparente possível, diz a secretária da Administração, Dinorah Nogara.

Até o dia 18 de junho a minuta da audiência e todos os anexos permanecem disponíveis à população no portal www.metro.curitiba.pr.gov.br, no ícone Licitação. Até lá, os interessados podem também apresentar comentários e sugestões através do endereço metrocuritibano@smad.curitiba.pr.gov.br.

Transparência O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) já apresentou o projeto do Metrô Curitibano a dezenas de instituições da sociedade civil, sendo em algumas por mais de uma vez, como no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-Pr), Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, Assembleia Legislativa do Paraná e em audiências públicas como a de licenciamento ambiental das obras e ainda nas Regionais da cidade.

Além das iniciativas próprias de levar o projeto ao debate público, sempre procuramos atender às solicitações que nos são feitas para apresentar o projeto, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida.

Firmado protocolo de intenções para implantação do metrô em Palmas


Siqueira posa para foto na cabine de comando de metrô em Zaragoza -

















O Governo do Tocantins firmou nesta sexta-feira, 25, protocolo de intenções com o grupo espanhol FCC Construções para estudos de viabilidade de implantação de sistema de metrô de superfície em Palmas e construção de hospitais no Estado.

A assinatura ocorreu na sede da Embaixada do Brasil em Madri, onde o governador Siqueira Campos lidera comitiva oficial do Estado em busca de investimentos e parcerias com empreendedores e autoridades espanholas. 

Firmaram a parceria o governador Siqueira Campos e o diretor da FCC, Alejandro Cisneros Muller, com aquiescência do embaixador do Brasil em Madri, Paulo de Oliveira Campos.
Nesta sexta-feira, o governador e membros da comitiva foram até Zaragoza conhecer as instalações da Transvia.

Na apresentação feita por membros do grupo, a comitiva conheceu todo o sistema, com destaque para o funcionamento do metrô, prazos médios de obras, entre outras informações. “Transporte urbano magnífico, moderno, funcional e eficiente, capaz de mudar até o sentimento de um povo”, disse, impressionado, o governador.
Siqueira Campos, secretários de Estado e empresários assistiram a apresentação do sistema, visitaram fábrica de vagões e percorreram um trecho de trem na área central da cidade.

Descontraído, durante o percurso o governador posou para fotos na cabine do vagão. “É um transporte urbano magnífico, moderno, funcional e eficiente, capaz de mudar até o sentimento de um povo”, disse, após percorrer por alguns minutos o centro da cidade.
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, no caso do metrô de superfície, há possibilidade de implantar o sistema em Gurupi, Araguaína e Araguatins. “O Governador determinou que os estudos já incluíssem, além de Palmas, Gurupi, Araguaína e Araguatins”, disse.

Com empresários

Após a verificação do sistema do metrô de superfície em Zaragoza, o governador participou de uma série de reuniões com empresários no setor comercial da Embaixada.

O local foi cedido pela Embaixada do Brasil em Madri. Participaram representantes de diversos segmentos da Espanha. Acompanhado por secretários de Estado, Siqueira Campos atendeu a todos separadamente, quando discutiu detalhes específicos de cada área, projetos ou setor de interesse dos convidados.

E orientou os secretários que mantivessem os contatos para que as conversações avancem. Ainda na Embaixada, Siqueira Campos assinou convênio com Fundesarte, para intercâmbio com artesãos com objetivo de melhorar a qualidade da produção com experiências de gestão e tecnologias espanholas.

Grávida se arrisca descansando ao lado de linha de trem no México

Hondurenha com seis meses de gestação foi fotografada em Lechería.


Cena ocorreu após ato de imigrantes ilegais denunciando crimes contra eles


Uma mulher grávida de seis meses foi fotografada enquanto se arriscava descansando ao lado de uma linha de trem nesta quinta-feira (17) na cidade deLecheria, no estado de Tultitlan, México.

Trem passa rente a mulher deitada ao lado dos trilhos em Lechería (Foto: Yuri Cortez/AFP)Trem passa rente a mulher deitada ao lado dos trilhos em Lechería
 
A hondurenha Reina Jackeline conta que entrou no país ilegalmente. Pouco antes de ser fotografada, ela e outros cerca de 200 imigrantes ilegais fizeram um protesto na cidade pedindo que o governo mexicano impeça os sequestros, roubos e crimes cometidos pelo crime organizado contra imigrantes.
Mais de 200 imigrantes ilegais foram mortos no país nos últimos 10 meses, de acordo com a Casa do Migrante em Saltillo, que coordena abrigos pelo país.

Cerca de 140 mil moradores de países da América Central entram no México ilegalmente a cada ano na tentativa de, posteriormente, adentrar os Estados Unidos.

VLT vai contar com 33 estações e passará a cada 4 minutos

Anteprojeto prevê três terminais de integração, com estacionamentos e bicicletários

310
Perspectiva do VLT, na Avenida da Fernando Correa, em Cuiabá: modal de transporte coletivo para 2014 

Com pelo menos 42 trens, que passarão, em média, a cada 4 minutos, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que circulará por Cuiabá e Várzea Grande ,a partir de 2014 chega com a promessa de trazer mais conforto e velocidade ao transporte coletivo.

Ao mesmo tempo, buscará desafogar o trânsito, diminuindo a circulação de ônibus nas vias arteriais e estimulando os motoristas a deixarem seus carros na garagem e utilizarem o novo sistema.

Os veículos terão três ou mais vagões, totalizando no máximo 45 metros de comprimento, e terão entre 40 a 80 assentos. Cada trem terá, também, pelo menos dois lugares especialmente reservados para usuários em cadeira de rodas, próximos às portas.

Serão três terminais de integração (CPA, Aeroporto e Coxipó) nas extremidades das duas linhas, que somarão 22,18 quilômetros de trilhos. Ao longo da Linha 1 (CPA-Aeroporto), serão 22 estações de embarque; na Linha 2 (Centro-Coxipó), serão 11. Na estação do Morro da Luz ocorrerá a conexão entre as duas linhas.

Ao longo do trajeto do VLT, também serão feitas 13 intervenções viárias (chamadas obras de arte especiais), como viadutos, trincheiras, pontes e o reforço do Canal da Prainha.

Os trens passarão nos canteiros centrais das avenidas João Ponce de Arruda (Aeroporto Marechal Rondon) e da FEB (Várzea Grande), XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte, Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. Sinalização e semáforos indicarão quando os carros e outros veículos poderão cruzar as linhas dos trilhos com segurança.
Tudo isso está previsto no anteprojeto feito pela equipe de engenheiros da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

O projeto definitivo do VLT será elaborado somente pelo consórcio que vencer a licitação, ainda em andamento.

Devido ao mecanismo de contratação integrada previsto no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modelo de licitação adotado em algumas obras da Copa 2014, essa responsabilidade passa a ser da empresa vencedora.

Estações

Os três terminais serão híbridos, com espaço para ônibus e trens, de modo a fazer a integração entre os dois sistemas de transporte. Além disso, eles terão estacionamentos para carros, motos e bicicletas.
A Linha 1 (CPA-Aeroporto), com cerca de 15 quilômetros de extensão, prevê 22 estações e dois terminais de integração.

O de Várzea Grande (Terminal André Maggi) será no sítio aeroportuário, com acesso pelo prolongamento (via projetada) da Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao bairro Costa Verde.

O prédio administrativo, operacional e de manutenção do sistema também ficará nessa área.

Os três terminais serão híbridos, com espaço para ônibus e trens, de modo a fazer a integração entre os dois sistemas de transporte. Além disso, eles terão estacionamentos para carros, motos e bicicletas.A Linha 1 (CPA-Aeroporto), com cerca de 15 quilômetros de extensão, prevê 22 estações e dois terminais de integração.

 O de Várzea Grande (Terminal André Maggi) será no sítio aeroportuário, com acesso pelo prolongamento (via projetada) da Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao bairro Costa Verde.

O prédio administrativo, operacional e de manutenção do sistema também ficará nessa área.

O Terminal do CPA I terá acesso pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), e será na altura do Comando Geral da Polícia Militar.

A Linha 2, com pouco mais de 7 quilômetros, terá 11 estações e o Terminal do Coxipó. A área destinada para construção do terminal está localizada no bairro Parque Ohara, com acesso pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, nas proximidades do entroncamento da Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040).

Confira a localização das estações e terminais ao longo do trajeto do VLT, que terão entre 400 e 900 metros de distância entre si:

Linha 1
Terminal Aeroporto
1. Aeroporto
2. Av. Couto Magalhães
3. Auto Shopping Fórmula
4. Secretaria Municipal dos Esportes
5. Av. Dom Orlando Chaves
6. Rua Vereador Abelardo Azevedo
7. Rua Vila Mariana (última estação de Várzea Grande)
8. Travessa Tuffic Affi (Porto, primeira estação de Cuiabá)
9. Rua Caetano Santana
10. Igreja N. Srª Auxiliadora
11. Praça Bispo Dom José
12. Av. Coronel Escolástico (Morro da Luz)
13. Av. Mato Grosso
14. R. Trigo de Loureiro (Del. Estadual do Meio Ambiente)
15. Rua Cereja (bairro Bosque da Saúde)
16. Avenida Senegal (bairro Terra Nova)
17. Rua Luis Felipe (Supermercado Comper)
18. Av. Juliano Costa Marques (Shopping Pantanal)
19. Praça das Bandeiras (Centro Político Administrativo)
20. Morada do Ouro (FIEMT)
21. Batalhão - 13ª Brigada de Infantaria Motorizada
22. Hospital do Câncer
Terminal CPA 1

Linha 2
Estação Morro da Luz (integração com a Linha 1)
1. Praça dos Bandeirantes (Rua Diogo Domingues Ferreira)
2. Praça dos Motoristas (Rua Miranda Reis)
3. Rua Flamengo (bairro Jardim Guanabara)
4. Rua Capitão Iporá (bairro Pico do Amor)
5. Rua Haiti (bairro Jardim das Américas)
6. Rua Alziro Zarur (bairro Boa Esperança)
7. Av. Carmindo de Campos (9º BEC)
8. Rua Prof. Filogônio (bairro Boa Esperança)
9. Rua Antônio Dorileo (bairro Coxipó)
10. Rua Pau Brasil (bairro Parque Ohara)
11. Rua Independência (bairro Parque Ohara)
Terminal Coxipó
Intervenções


As intervenções chamadas “obras de arte especiais” também serão executadas pelo consórcio que será responsável pelas obras do VLT. O anteprojeto prevê que sejam construídos cinco viadutos, três pontes (uma sobre o Rio Cuiabá e duas sobre o Rio Coxipó), e três trincheiras.

Além disso, o consórcio terá que fazer também uma reestruturação da canalização do córrego da Prainha, que nasce no bairro Consil e passa sob a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). Será preciso reforçar o canal, ao longo do traçado coincidente com o VLT, para suportar a estrutura do modal, e fazer novas aberturas para melhorar a captação de água da chuva.

Confira a lista dessas intervenções:

Eixo “Aeroporto – CPA”
1. Viaduto Aeroporto
2. Trincheira Km ZERO
3. Trincheira Trevo Cristo Rei
4. Ponte sobre Rio Cuiabá
5. Reestruturação do Canal da Prainha
6. Passagem de nível R. Trigo de Loureiro e alargamento viaduto Av. Miguel Sutil
7. Trincheira Rua Luis Felipe
8. Viaduto Av. Rubens de Mendonça (SEFAZ)

Eixo “Centro – Coxipó”
1. Viaduto UFMT
2. Viaduto Av. Beira Rio
3. Ponte Rio Coxipó (à montante)
4. Ponte Rio Coxipó (à jusante)
5. Viaduto MT-040

Prazos

O resultado da licitação deve sair até a próxima sexta-feira (25), conforme previsão da Secopa.

As propostas apresentadas pelas empresas variam entre R$ 1,47 bilhão e R$ 1,85 bilhão, mas o Governo do Estado já busca mecanismos para reduzir o valor da obra.

Após a divulgação do resultado, os consórcios terão 5 dias para apresentar pedidos de impugnação e, após esse período, consolidando-se o vencedor, será assinado o contrato e as obras devem ter início, efetivamente, após 30 dias.

A obra terá que ser entregue no primeiro trimestre de 2014 e, após a conclusão, o VLT passará por três meses de teste, de modo que esteja funcionando plenamente durante a Copa do Pantanal, em junho daquele ano.

http://www.mtagora.com.br/noticia/3247/copa-2014/vlt-vai-contar-com-33-estacoes-e-passara-a-cada-4-minutos.html

Choque entre trens mata pelo menos 15 no sudeste da Índia

Acidente envolveu trens de passageiros e de mercadorias. Causa do choque teria sido erro de sinalização.

Mulher ferida é retirada de trem após acidente nesta terça-feira (22) na Índia (Foto: AP)
Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas na madrugada desta terça-feira (22) após a colisão de dois trens na região de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia.

O acidente aconteceu às 3h, quando o expresso de passageiros que liga as localidades de Hubli e Bangalore chocou-se contra um trem de mercadorias na estação de Penukonda.

Segundo explicou à agência indiana "Ians" um funcionário da companhia ferroviária, a causa do acidente parece ter sido um erro de sinalização.
Pelo menos quatro vagões descarrilaram pela força do impacto entre os dois trens, e um deles pegou fogo.

Equipes da polícia local, do Corpo de Bombeiros e da companhia ferroviária se deslocaram ao local do acidente para o resgate.

Colisão entre trens deixa pelo menos 25 mortos na Índia

Uma colisão entre dois trens na região na Índia deixou pelo menos 25 mortos e mais de 70 feridos. Acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira na região de Andhra Pradesh, no sudeste do país, segundo informações da imprensa local.

O expresso de passageiros, que liga as localidades de Hubli e Bangalore, bateu contra um trem de mercadorias na estação de Penukonda, no distrito de Anantapur. Pelo menos quatro vagões descarrilaram e um pegou fogo.

A causa do acidente pode ter sido um erro de sinalização, de acordo com um oficial da campanha ferroviária.

Foi anunciado pelo ministro das ferrovias, Mukul Roy, compensações de 500 mil rúpias (US$ 9 mil) a cada uma das famílias dos falecidos, de 100 mil rúpias (US$ 1.800) para os gravemente feridos e de 50 mil rúpias (US$ 900) para os que apresentam lesões leves.

Foto: Reprodução de Internet












http://www.sidneyrezende.com/noticia/171790+colisao+entre+trens+deixa+pelo+menos+25+mortos+na+india

Rússia condena dez por ataque a bomba contra trem-bala em 2009

Dos dez, quatro foram sentenciados à prisão perpétua; explosão descarrilou trem e deixou 27 mortos e 130 feridos

O tribunal regional de Tver condenou dez pessoas, quatro delas à prisão perpétua por terrorismo e assassinato, pelo ataque à bomba contra um trem de alta velocidade que deixou 27 mortos em 27 novembro de 2009. Os demais condenados foram sentenciados a 7 ou 8 anos.

A explosão nos três últimos vagões do Nevsky Express, que ia de Moscou a São Petersburgo, descarrilou o trem e também deixou 130 feridos. Nove dos dez condenados são da mesma família e foram presos na República da Ingushétia, no Cáucaso do Norte.

A promotoria demonstrou, segundo a sentença, que os condenados faziam parte de uma célula terrorista dirigida por Alexander Tikhomirov, que morreu antes do julgamento.
Em 22 de novembro de 2009, os terroristas colocaram dois artefatos explosivos em um lance da ferrovia. Cinco dias depois, um terrorista não identificado ativou o detonador das bombas. Enquanto autoridades inspecionavam o local, perto da cidade de Bologoye, a cerca de 400 km a nororeste de Moscou, outro explosivo feriu um investigador.

Dias depois do ataque, um grupo islâmico no Cáucaso do Norte reivindicou a ação, alegando que ela tinha sido ordenada pelo homem mais procurado da Rússia, o líder separatista checheno Doku Umarov. Ele está relacionado a uma série de ataques, incluindo o ato terrorista contra o aeroporto de Moscou em janeiro de 2011 que deixou 36 mortos.

Em março de 2010, forças russas lançaram uma ação na vila de Ekazhevo, onde dizem ter mato oito supostos militante, incluindo o líder da gangue, Said Buryatsky, conhecido como Alexander Tikhomirov. Dos dez detidos em Ekazhevo, novo eram da família Kartoyev.

A corte em Tver considerou três membros da família e Zelimkhan Aushev, outro homem do grupo, culpados de assassinato, da organização de um ato terrorista e de tráfico ilegal de armas, sentenciando-os à perpétua. Outros seis membros da família Katoyev enfrentam oito anos de prisão

SMS pode substituir bilhetes de trem no Rio

Os usuários do trem no Rio de Janeiro podem, em breve, passar por uma revolução tecnológica: há cerca de um mês, funcionários da empresa que administram o serviço, a SuperVia, estão testando um novo tipo de bilhete.

Ao invés do cartão físico, a entrada nas estações agora poderá ser feita por meio de mensagens de texto em celulares.

Testes de nova tecnologia estão sendo na Central (Foto: Divulgação) (Foto: Testes de nova tecnologia estão sendo na Central (Foto: Divulgação))Testes de nova tecnologia estão sendo na Central
 
O sistema funcionaria da seguinte forma: a venda de passagens seria online ou em totens nas estações. O número de telefone celular do comprador seria registrado no momento da conta, e, assim, ele receberia um SMS com um código para ser lido pela catraca. O projeto é o mesmo que foi testado na rodovia Dom Pedro, em São Paulo, também com sucesso – mas que ainda aguarda uma aprovação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Nos trens cariocas, as avaliações estão sendo feitas em uma catraca especial, na estação Central, que tem um equipamento capaz de ler as informações do SMS. Segundo Rodrigo Petroni, sócio diretor da companhia que trouxe a tecnologia da Suécia para o Brasil, a UPM2, os resultados até o momento estão sendo bem positivos. Apesar disso, é bom lembrar que ainda não há nenhuma decisão concreta sobre a aquisição do leitor. “Não houve qualquer problema até agora. A leitura é feita em 50 milissegundos, mesmo tempo do cartão hoje utilizado pela SuperVia”, explicou.

Bernardo Figueiredo deve reassumir projeto do trem-bala--fontes

O ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, deverá voltar, em breve, a trabalhar no governo, informaram à Reuters duas fontes do governo que preferiram não se identificar.

Segundo uma dessas fontes, o mais provável é que Figueiredo assuma o comando da nova estatal Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), que será sócia e o braço do governo nos consórcios que administrarão o projeto do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Na ANTT, Figueiredo foi um dos principais defensores e articuladores do projeto do trem de alta velocidade.

Em março, o Senado rejeitou a recondução de Figueiredo, homem de confiança da presidente Dilma Rousseff, ao cargo de diretor-geral da ANTT.

http://noticias.br.msn.com/brasil/bernardo-figueiredo-deve-reassumir-projeto-do-trem-bala-fontes-4

Alckmin quer inaugurar trem para cumbica até a copa de 2014

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) determinou à CPTM que conclua até a Copa de 2014 a linha 13-jade -trem sobre elevado que vai conectar o aeroporto de Cumbica à rede metroferroviária.
É a primeira vez que o Estado fixa um prazo visando o torneio de futebol.

O governador pediu que a obra seja concluída em 24 meses, disse o presidente da CPTM, Mário Bandeira. Segundo ele, o governo espera encerrar a licitação, em andamento desde 2011, e contratar a obra ainda neste ano.

Se conseguir, o governo poderá viabilizar até o torneio conexões dos dois principais aeroportos do Estado -Congonhas e Cumbica- com a rede sobre trilhos. Hoje, nenhum deles tem ligação com a rede do Metrô ou da CPTM.

No início deste ano, Alckmin deu início, com atraso, às obras da primeira etapa da linha 17-ouro do Metrô, que vai ligar Congonhas à linha 9-esmeralda da CPTM.

O trem é nosso! A conquista histórica dos hamburguenses

Operações da Trensurb em Novo Hamburgo começam em caráter experimental: população poderá embarcar na Estação Santo Afonso sem pagar tarifa pelo período de 10 dias. .


Sabe quanto custa ir de trem de Novo Hamburgo a Porto Alegre? Nada. O deslocamento será gratuito durante 10 dias. Difícil de acreditar, é verdade. Afinal, as notícias são sempre de aumento na tarifa do transporte público e até esta terça-feira trem sequer era uma opção para os hamburguenses.


O dia 22 de maio de 2012 entrará para a história de Novo Hamburgo. Definitivamente. Eram 10h16min de uma manhã ensolarada quando os vagões cheios de alegria partiam em direção à Capital, passando, antes, pelas demais cidades da Região Metropolitana – São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas. Uma viagem aguardada há mais de uma década.

Tempo que o processo de expansão da Linha 1 da Trensurb levou desde a licitação – que sofreu objeções no Tribunal de Contas da União (TCU) – à inauguração da primeira estação, no bairro Santo Afonso, que leva o mesmo nome da localidade.

A isenção da tarifa soa como uma compensação oferecida à população. Mas é bom ficar atento aos horários.

Por enquanto, os trens partem de Novo Hamburgo apenas entre 10 e 16 horas. “É comum que novas linhas de trem sejam colocadas em funcionamento de forma experimental.

Tomamos essa decisão para afinar o trabalho da equipe e também para que os novos usuários se acostumem com a utilização do trem”, justifica Humberto Kasper, presidente da empresa pública, uma das autoridades que acompanharam a chegada do trem. A operação comercial é prevista para o início de junho.

Os primeiros passageiros não escondiam a satisfação. “É muito bom pra nós, vai ter trem aqui ao lado, vai ter facilidade”, comemora Segundino Miranda, pedreiro aposentado.

 Davi Nunes, operador de máquinas que trabalha em Porto Alegre, espera melhoras na qualidade de vida e no orçamento da família: “O cara vai a Porto Alegre e volta tranquilo, gastando pouco”. Opinião compartilhada pela dona de casa Rosana Engrolff. “Vai ser uma economia de tempo e de dinheiro”, avalia.

Já a costureira Marivone Morais destaca a facilidade para quem busca serviços de saúde: “Muitas pessoas vão quase todos os dias a Porto Alegre, às vezes para fazer tratamento”.

À tarde, com os professores, alunos da rede municipal de ensino embarcavam para passeios pela região (foto abaixo).

Também já está pronta a Estação Rio dos Sinos, que fica em São Leopoldo. As demais, todas hamburguenses, devem ser concluídas até o final de 2012, conforme prevê o coordenador geral das obras de expansão, Lino Fantuzzi: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no Centro, em frente ao Bourbon Shopping. São 9,3 quilômetros de novos trilhos – totalizando 43,1 quilômetros na Linha 1 – e o custo total é de R$ 929,7 milhões.

O projeto de expansão prevê ainda obras de reurbanização.


Londres mantém obras até reta final

LONDRES. Enquanto o Rio começa a se tornar uma cidade cercada por tapumes por conta das obras para os dois maiores megaeventos esportivos do planeta, a capital inglesa ainda não conseguiu se livrar dos seus a apenas 64 dias da cerimônia de abertura das Olimpíadas.

Londres parece um canteiro permanente de obras.

As intervenções olímpicas estão em fase de acabamento, principalmente na área de entorno do Parque de Stratford, na Zona Leste, que abriga nove instalações esportivas. Falta terminar o principal acesso de pedestres ao terminal de ônibus urbanos, as conexões de ônibus para o transporte da família olímpica, um calçadão que ligará a estação de metrô e trem a uma das entradas do Parque Olímpico e até os acessos a uma estação de metrô de superfície construída para os Jogos.

- Passo aqui todos os dias, cinco vezes na semana, e penso que eles (os operários) refazem tudo. Parece que nunca acaba. Penso que eu faria mais rápido - brinca o português Artur Gomes, olhando para as obras nas calçadas do Terminal Rodoviário de Stratford, que está em operação, mas com cercas por quase todos os lados.

Cidade inaugurou duas linhas de metrô

Mesmo com 13 linhas de metrô e outras sete de superfície, que transportam 3,5 milhões de passageiros por dia, além de variados ramais de trens urbanos, Londres fez mais para as Olimpíadas.

A cidade inaugurou duas novas linhas de metrô de superfície, que passam por Stratford. Numa delas, os trens, além de novinhos, têm espaço de causar inveja aos sofridos usuários da SuperVia e do metrô cariocas.

Também para os Jogos, o Javelin (dardo, em inglês), um trem de alta de velocidade, percorre os quase 20 quilômetros entre a estação internacional de Stratford (outra novidade olímpica) e Saint Pancras, no Centro, em apenas seis minutos. Funcionará 24 horas por dia durante o megaevento.

Outra megaobra, orçada em 15,9 bilhões de libras (R$ 50,4 bilhões), mas não projetada para as Olimpíadas, mantém áreas da zona central cercadas por tapumes. É o Crossrail, um projeto de novas ligações ferroviárias Leste-Oeste de alta velocidade, com 37 estações (sendo oito novas).

Passará pelo Centro de Londres, num total de 118 quilômetros de linhas. Ligará Shenfield e Abbey Road, no Leste da capital, a Maidenhead e ao Terminal 4 do Aeroporto de Heathrow - hoje já atendido pelo metrô Piccadilly e por duas linhas de trens (uma delas, de alta velocidade) que levam a Paddington, respectivamente, em 15 e em 40 minutos.

A previsão de entrega da primeira parte do Crossrail é 2018, na Zona Central. Ele deve transportar mais 1,5 milhão de passageiros por dia.

Paulistano ganha incentivo a mais para andar de bicicleta pela cidade

São Paulo tem hoje mais de 180 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e rotas de bicicletas. Agora dá para andar de bike emprestada. Basta fazer cadastro. Depois, você passeia por meia hora e devolve em uma estação.


Na semana em que São Paulo parou por causa da greve no metrô e nos trens, levou a melhor quem pedala. No meio do caos, os ciclistas chegaram ao trabalho mais cedo e sem aperto.

O paulistano ganhou um incentivo a mais para rodar a cidade de bicicleta.

Os moradores vão poder alugar as bicicletas em estações espalhadas pela cidade. Se usar só meia hora, não precisa nem pagar. Mas é preciso lembrar que até mesmo para as bikes, existem leis de trânsito a serem seguidas.

Na rua, é melhor andar sobre quatro ou sobre duas rodas? Na disputa pelo tempo, vence quem tem fôlego. “Com a greve do trem e do metrô, eu sai da minha casa que é no extremo oeste de São Paulo e vim até a região da Paulista. Foram 40 quilômetros de bicicleta. Gastei menos de duas horas para fazer esse percurso. De carro, teve gente que gastou quatro ou cinco horas”, conta o analista de sistemas Ériston Santos.

As bicicletas aceleraram enquanto os outros pararam por conta da greve na última quarta-feira. São Paulo tem hoje mais de 180 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e rotas de bicicletas.

Agora também dá para sair pedalando com uma bike emprestada. Basta fazer um cadastro. Depois, é passear por meia hora e depois devolver em uma estação. “São três mil bicicletas em 300 pontos até 2014”, revela um dos organizadores do projeto.

Mas para encarar o trânsito tem que ter manha. Andre Pasqualini usa a bicicleta como meio de transporte há quase 20 anos. Ele é consultor de mobilidade urbana e dá a primeira dica para quem quer enfrentar o trânsito em cima de uma bicicleta: “em primeiro lugar, você deve evitar avenidas e planejar a sua rota, usando essas ruas de bairro, ruas mais tranquilas e ganhando experiência aos poucos”.

A pedido do Bom Dia, ele usou uma câmera na bicicleta e mostra a maneira certa de andar de bike para não ter problema nem com o carro, nem com quem está caminhando pela calçada. “O motorista na hora de ultrapassar tem que imaginar que existe uma bicicleta entre ele e o carro. Essa é a distância exata para fazer uma ultrapassagem”, afirma.

Quem vem no carro e vai cruzar tem que dar a vez também. Entre o pedestre e o ciclista, é quem está no pedal que deve obedecer à regra. “A distância que a gente tem de andar da guia tem que simular um braço e você não pode pegar ninguém da rua”, explica André.

Quando o sinal fechar, o ciclista tem que segura a onda. “Tem que parar. Se o ciclista aprender a prestar atenção no trânsito, na lógica do trânsito, ele consegue pedalar numa boa”, diz o consultor.
Giovanna está seguindo à risca a cartilha do bom ciclista: “vai de bike. Chega rapidinho, mas com atenção sempre”.

A Companhia de Engenharia de Tráfego informou que vai intensificar a fiscalização contra o desrespeito ao ciclista no trânsito. As multas para o motorista que desrespeitar o ciclista vão de R$ 53 a R$ 127.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/05/paulistano-ganha-incentivo-mais-para-andar-de-bicicleta-pela-cidade.html

Metrô de Londres preocupa a dois meses do início dos Jogos

O metro de Londres preocupa, após alguns casos de pane. Foto: Getty Images
O metro de Londres preocupa, após alguns casos de pane
 
Os passageiros que utilizam diariamente o metrô de Londres receberam o alerta de um caos em potencial durante os Jogos Olímpicos, depois que um trem da linha Jubilee quebrou, deixando cerca de 770 pessoas presas nos vagões, sem ar-condicionado, por quase três horas.

Após a evacuação, eles tiveram ainda que andar mais de um quilômetro e meio pelos trilhos, até uma estação próxima.

Segundo o jornal inglês Telegraph, os passageiros ficaram muito bravos com a falta de informação oficiais quando perguntaram o porquê da demora para a evacuação do trem. O pesadelo dos passageiros londrinos aumentou quando a linha Circle foi fechada quinta-feira em ambos os sentidos e algumas seções da popular linha District também foram suspensas.
Já o USA Today noticiou que o problema na linha Jubilee, uma das principais conexões para o Parque Olímpico, pegou tão mal, que gerou um pedido de desculpas do prefeito de Londres, Boris Johnson, além de uma recompensa para cada um dos passageiros de £ 40 (Aproximadamente R$ 127).

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Argentina retira concessão de empresa após acidente de trem

O governo argentino retirou a concessão das linhas ferroviárias Sarmiento e Mitre da empresa TBA (Trens de Buenos Aires) três meses após o acidente que matou pelo menos 51 pessoas e deixou cerca de 700 feridas.


O anúncio foi feito pelo ministro de Planejamento, Julio De Vido, e pelo responsável pela pasta de Transportes, Alejandro Ramos, durante uma coletiva de imprensa.

"As conclusões às quais chegou o interventor da empresa foram conclusivas e dizem respeito a uma manutenção insuficiente que não assegura a continuidade e a segurança dos serviços", afirma o decreto, assinado pela presidente Cristina Kirchner, que rescinde o contrato.

Entre os argumentos alegados para o fim da parceria, foram citados "o estado deficiente da conservação e manutenção" dos trens e "a deterioração da capacidade e da qualidade dos serviços prestados".

Os serviços das duas linhas passarão a estar sob a responsabilidade do Ministério de Transporte enquanto está sendo formada uma unidade operativa para regular sua administração. As duas linhas, que foram concedidas à TBA em 1995, interromperam seu funcionamento em fevereiro deste anos, após o acidente.

http://www.vermelho.org.br/pe/noticia.php?id_secao=7&id_noticia=184203

Trem passa por cima de bêbado no Canadá e homem sai ileso

Homem dormia nos trilhos quando trem de carga passou por cima dele


 


Uma notícia inacreditável, publicada pelo Calgary Herald, conta como um bêbado, que se encontrava desmaiado nos trilhos de uma ferrovia no Canadá, foi encontrado debaixo do 26º vagão de um trem de carga e, depois de ser despertado, levantou, sacodiu a poeira do corpo, pegou a sua cerveja e saiu caminhando como se nada tivesse acontecido.

De acordo com as autoridades locais, o homem, de estatura mediana e bem magrinho, pegou no sono nos trilhos e nem se deu conta da aproximação do trem. O maquinista, ao avistar o homem caído, tocou a estridente buzina e tentou parar, puxando o freio de emergência, mas nem todo esse barulho serviu para perturbar o sono do bêbado.

Atônito, o maquinista viu como o veículo passava por cima do homem, e não pode acreditar quando descobriu que este havia escapado ileso, considerando o pequeno espaço disponível entre o trem e os trilhos. Encontrado em baixo do 26º vagão, o bêbado teve que ser despertado e se afastou tranquilamente com sua bebida na mão

http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/24178-trem-passa-por-cima-de-bebado-no-canada-e-homem-sai-ileso.htm

Novas estações de trem começam a operar e têm passe livre no RS

Trecho em Novo Hamburgo foi inaugurado às 10h desta terça-feira (22).
Na primeira etapa, expansão é de quase 5 km, mas chegará a 9 km

Duas das novas cinco estações de trem que fazem a ligação entre Porto Alegre e a Região Metropolitana foram inauguradas nesta terça-feira (22) e estão prontas para receber passageiros no Rio Grande do Sul. A expectativa é de que 6 mil novos usuários passem a utilizar o transporte nas estações Rio dos Sinos e Santo Afonso, em Novo Hamburgo, diariamente.

As estações vão funcionar pelo menos até sexta-feira (25) de forma experimental, com partidas entre 10h e 16h, de 10 em 10 minutos. Neste período o passe será livre. Ainda não está definido quando elas passam a funcionar efetivamente.

As obras para a expansão começaram em fevereiro de 2009, com a inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Até agora, 87% do trabalho está concluído. A previsão é de que até o final do ano as cinco estações estejam prontas para atender mais 30 mil novos passageiros.

De acordo com o coordenador das obras de expansão da Trensurb, Lino Fantuzzi, as novas estações são mais adequadas e vão contemplar demandas solicitadas pelos usuários, como iluminação e cobertura dos locais.

A viagem entre a Estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo, e Porto Alegre tem duração de 46 minutos. O tempo menor de viagem e a economia são um atrativo. "Vai melhorar a condição para ir a Porto Alegre porque é mais rápido, não pega congestionamento na BR-116 e o valor da passagem é bem mais em conta", afirma a auxiliar fiscal Elaine Hertlein, que participou da viagem inaugural.

VIDEO -> http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/05/um-dia-apos-greve-no-rs-novas-estacoes-de-trem-comecam-operar.html

Em Polônia colidiram trens de passageiros e de carga

Hoje no sudoeste da Polônia colidiram dois trens: de passageiros e de carga. Quatro pessoas ficaram feridas, duas foram hospitalizadas. As autoridades informam que o trem de passageiros estava quase vazio.

O incidente ocorreu na estação de Ostrów Wielkopolski. O trem de carga passou no sinal vermelho e bateu na cauda do trem de passageiros que se dirigiu para a cidade de Wroclaw.


Em Polônia colidiram trens de passageiros e de carga
 
 

19 maio 2012

Proposta do governo federal para fator previdenciário deve sair ‘nos próximos dias’

O secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Rogério Sottili, afirmou hoje (18) em Brasília que uma proposta de alteração do fator previdenciário deve ser enviado “nos próximos dias” para análise da presidenta Dilma Rousseff.

A Secretaria Geral é o órgão federal encarregado de negociar uma nova fórmula para reduzir os efeitos negativos do fator sobre o pagamento de aposentadorias.

“Estamos ainda num trabalho interno, de ouvir as centrais sindicais”, disse Sottili, que participou da abertura da 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (Consocial). “Tudo está sendo feito em plena articulação com o Ministério da Fazenda.” Uma das grandes preocupações do governo é que a redução – ou extinção – do fator previdenciário tenha impacto negativo na Previdência Social. “Vai sair uma proposta bem articulada para ser levada à decisão da presidenta”, concluiu.

O Projeto de Lei 3.299, de 2008, que extingue o fator previdenciário, tramita no Congresso em regime de urgência – e divide parlamentares, sindicalistas e membros do governo. Os representantes dos trabalhadores pedem o fim do fator, que incide no cálculo das aposentadorias reduzindo em até 30% o valor do benefício para quem se aposenta por idade. Ao mesmo tempo, pode aumentar o valor de quem requisita o benefício por tempo de trabalho.

Nesta semana, o governo voltou a admitir a ineficiência do fator e demonstrou simpatia com as emendas que propõem a substituição do fator pela soma de idade com tempo de contribuição: 85 anos, para mulheres, e 95, para homens.

É a chamada "fórmula 85/95". Porém, um grupo de entidades e de parlamentares ainda defende somente a hipótese da extinção do fator ou a adoção de outra fórmula, a 80/90, ou seja, com menor tempo de contribuição.



http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/2012/05/proposta-do-governo-federal-para-fator-previdenciario-deve-sair-2018nos-proximos-dias2019

só solução coletiva pode evitar colapso da mobilidade urbana

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2012/05/reportagem-de-capa-so-investimento-em-solucoes-evita-colapso-da-mobilidade-urbana

Metrofor terá de indenizar mulher que sofreu acidente enquanto esperava trem

Uma mulher que sofreu acidente na Estação Ferroviária do Conjunto Esperança será indenizada em R$ 7 mil pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A decisão foi divulgada nesta segunda-feira, 14, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

De acordo com os autos, no dia oito de outubro de 2011, a vítima comprou um bilhete para ir ao Centro de Fortaleza. Enquanto esperava o trem, foi atingida por um pedaço de madeira que sustentava uma placa.

Em decorrência do incidente, a mulher entrou com uma ação na Justiça, requerendo reparação por danos morais e estéticos, pois ela precisou raspar os cabelos para que os pontos fossem feitos nos ferimentos. A mulher também pediu indenização material, pois teve de interromper seu trabalho durante o tempo de recuperação.

Em contestação, o Metrofor defendeu que o acontecimento foi imprevisível e sobre os danos materiais, afirmou não haver provas de despesas médicas. Em relação aos danos estéticos, a empresa alegpu que a vítima não ficou com deformidade permanente e que, por este motivo, não tem o dever de indenizar.

Ao analisar o caso, o TJCE concluiu que a empresa é responsável pelos prejuízos causados à mulher, considerando os documentos apresentados nos autos. No entanto, foram negados os danos estéticos, pois, segundo o órgão, as lesões sofridas pela requerente não autorizavam esse tipo de indenização.

http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2012/05/14/noticiafortaleza,2839073/metrofor-tera-de-indenizar-mulher-que-sofreu-acidente-enquanto-esperava-trem.shtml

Empresa vencedora de licitação é a mesma que já fornece trens no RJ

Serão comprados mais 60 trens para ser operados pelo SuperVia.


O governo irá pagar mais de 600 milhões de reais na compra.

O governo do estado do Rio de Janeiro vai comprar mais 60 novos trens, que serão operados pela SuperVia. Segundo informações obtidas pelo RJTV, nesta quarta-feira (16), o consórcio vencedor da licitação é o mesmo é que já está fabricando os trens que estão chegando da China ao Rio.

O contrato deve estar fechado até o final do mês de maio, mas os trens só começam a chegar no fim de 2013, todos devem estar rodando só em 2015. O governo irá pagar mais de R$ 600 milhões na compra.

A licitação entrou em fase de análise técnica pelo governo do estado, que não deve ter nenhum empecilho, já que o projeto é o mesmo que funciona no ramal de Deodoro.

A primeira encomenda, de 30 trens, foi feita em 2009. Houve atrasos na entrega e dificuldades para colocar as composições pra rodar. Sobre esses problemas, a diretora de engenharia da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) Ana Carolina Vasconcellos explicou: "A gente acredita que com esses trens que estão chegando agora do lote de 30, e mais do lote dos 60, isso possa ser corrigido."

Com a linha de produção já montada e com o aquecimento da disputa pelo mercado brasileiro, cada trem comprado agora vai sair R$ 1,3 milhão mais barato que em 2009.

Quatro das 30 primeiras composições já estão circulando e até outubro a previsão é que todas já estejam funcionando.

Em 2016, o plano é de que a SuperVia tenha uma frota de 120 trens novos e 73 reformados.

O volume de passageiros transportados passaria dos atuais 540 mil para 1 milhão por dia.

VÍDEO -> http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/vencedor-da-licitacao-dos-trens-e-o-mesmo-que-ja-esta-circulando-no-rio.html

Apresentam trem-bala sul-coreano capaz de atingir 430 km/h

                 
Um novo protótipo de trem sul-coreano de alta velocidade capaz de atingir 430 quilômetros por hora foi apresentado hoje em uma estação da cidade de Chanwwon, no sudoeste desta capital, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

Batizado como Heme-430x e previsto para iniciar as operações em 2016, o trem experimental se converteria no quarto mais rápido do mundo, após os desenvolvidos na França, China e Japão.

O Hemu-430x pode atingir os 300 quilômetros por hora em 233 segundos, o que representa um avanço de 120 segundos em comparação com os atuais trens de alta velocidade que operam nesse estado asiático.

A versão sul-coreana será submetida a diversas provas durante as quais percorrerá ao menos 100 mil quilômetros até 2015, e iniciará sua operação com passageiros entre 2016 e 2017, segundo o Ministério de Transportes Marítimos.

O trem-bala dispõe de duas locomotivas e quatro vagões e foi desenvolvido com a participação de 50 empresas e entidades públicas.

Atualmente, opera na Coreia do Sul o trem KTK de construção francesa e o KTX de fabricação nacional, capazes de de atingir velocidades de 300 quilômetros por hora

Novos trens trazem mais conforto e segurança para os passageiros


alt

As viagens de trem estão cada vez mais seguras e confortáveis para os 40 mil passageiros que usam diariamente o ramal Deodoro.

Já são três os novos trens chineses equipados com tecnologia de ponta que circulam na linha e mais quatro vão começar a operar ainda este mês.

Até outubro, as 30 modernas composições compradas pelo Governo do Estado na China estarão circulando pelo ramal.

Além dos 30 já adquiridos, o Estado vai adquirir mais 60 composições este ano. O plano é revitalizar todo o sistema ferroviário, com investimentos de R$ 2,4 bilhões.
- Não há estado viável sem um transporte de massa eficiente e é isso que estamos conseguindo trazer para o Rio. É uma felicidade saber que os trabalhadores vão levar menos tempo de casa ao local de trabalho – disse o governador Sérgio Cabral.
Cada trem é composto por quatro carros com capacidade para 1,2 mil passageiros. Todos os carros têm ar-condicionado, painéis de LED, interiores mais amplos e com melhor proteção acústica, bagageiros e assentos confortáveis.
– A gente sempre segurava as bolsas no colo porque os outros trens não têm lugar para guardar. Agora é tranquilo – disse o passageiro Lindomar Peres, morador de Saquarema.
Os trens também são equipados com circuito interno de segurança e com um sistema de comunicação com o Centro de Controle Operacional da SuperVia.
– Os novos trens refletem o padrão de excelência que a SuperVia quer oferecer ao cidadão, com apoio do Estado – disse o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.
Este é o cronograma de entrada em operação das 30 composições:

3 trens já estão em operação
4 trens em maio
5 trens em junho
5 trens em julho
5 trens em agosto
5 trens em setembro
3 trens em outubro

http://diariodemocratico.com.br/rio-de-janeiro/6209

Metrô: o que é mais seguro, homem ou computador?

 

Tanto o sistema que prevê condutor no Metrô como o totalmente automatizado são seguros como um Airbus

A inédita colisão entre dois trens do Metrô na Linha 3-Vermelha, na última quarta, traz à tona a discussão sobre o que é mais seguro: a máquina acionada pelo homem ou pelo computador?

Isso porque o sistema de funcionamento dos trens da Linha 3-Vermelha, chamado ATC (sigla em inglês que significa controle automático de trens), prevê a presença de um condutor que, no dia do acidente, teve papel fundamental ao frear a composição manualmente quando o sistema falhou.

Já na Linha 4-Amarela a automação é integral e não prevê condutores. Nesse caso, o sistema de operação é o CBTC (sigla em inglês que significa controle automático de trens em bases de comunicação).

De acordo com especialistas ouvidos pelo DIÁRIO, tanto o ATC quanto o CBTC têm a função de dar segurança à circulação de trens pela distância que há entre eles e funcionam de forma automática. “É um dos sistemas mais seguros do mundo. Comparo o que aconteceu com a Linha 3 com a queda de um Airbus. A segurança é de 99,99%, agora só Deus não falha”, disse o especialista em sistemas ferroviários Peter Alouchre, referindo-se a maior fabricante mundial de aviões comerciais.

A diferença entre os sistemas é na maneira pela qual o trem recebe o comando de aceleração e frenagem.

No caso do ATC, que opera nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás do Metrô, as informações são enviadas ao trem por meio de um circuito elétrico que está na via e os trens operam com uma distância mínima de 150 metros.

Já no CBTC, que opera na Linha Amarela e está sendo implantado na Linha 2-Verde, o trem recebe o comando de velocidade por meio de ondas de rádio transmitidas por antenas ao longo da linha. Com o CBTC, o Metrô diz que a distância entre os trens pode ser reduzida a até 15 metros e o ganho de capacidade das composições seria da ordem de 20%.

“Tanto o ATC quanto o CBTC são sistemas perfeitamente seguros”, afirmou o doutor em planejamento e operação de transportes da USP (Universidade de São Paulo), Telmo Giolito Porto. “Eles são concebidos pelo conceito de falha segura, ou seja, quando uma falha é detectada o trem desacelera e para. Nos dois casos não há a necessidade de condutores.”

Segundo Luis Valença, diretor presidente da Via 4, que administra a Linha 4-Amarela, o sistema teria a vantagem adicional de evitar qualquer falha humana, uma vez que é totalmente controlado por computadores. “O trem acelera, freia e define sua velocidade por computador”, disse. “Não depende do ser humano para ser seguro.”

De acordo com Valença, qualquer falha de comunicação que faz com que o trem pare de receber informações da central, ele para automaticamente.

Valença salienta que em 25 anos a automação integral tornou-se a solução preferencial das novas linhas em questão de segurança. “Não há relatos de nenhum acidente grave, nas linhas automatizadas em serviço no mundo desde 1980”, afirmou. “A combinação dos avanços técnicos em segurança e confiabilidade permite operar metrôs sem condutor.”

Já o presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino Prazeres Junior, disse que a curta distância entre os trens na Linha Amarela aumenta a possibilidade de acidentes. “Essa linha opera na mesma distância que a Verde, mas não tem condutor. Isso é um risco muito grande.”

Pregão para máquinas da Linha Leste do

Empresas interessadas em participar da licitação internacional para aquisição de máquinas para a implantação da linha Leste do Metrô de Fortaleza apresentarão suas propostas comerciais e documentos de habilitação nesta sexta-feira, 11

A implantação da linha leste do metrô de Fortaleza passará por uma nova fase na manhã desta sexta-feira, 11. Será realizada uma licitação internacional para aquisição de quatro máquinas tuneladoras do tipo Earth Pressured Ballanced (EPB).

A licitação é realizada pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). O valor de referência, ou seja, o valor máximo do pregão é R$ 148 milhões.

As empresas interessadas deverão participar de habilitação de proposta comerciais e documentos nesta sexta-feira, 11, ás 9 h, na Comissão Central de Licitações, na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

As máquinas serão utilizadas na escavação para a implantação dos 12 quilômetros de túneis da Linha Leste que ligarão o Centro da Capital ao bairro de Edson Queiroz, e equipamentos como o Centro de Eventos do Ceará e Fórum Clóvis Beviláqua e universidades.

Além das tuneladoras, também conhecidos por shields ou “tatuzões”, a Seinfra prepara um edital para o início das obras civis do projeto, que incluem as estações.

Dois novos trens da linha Sul do metrô chegarão neste mês


Linha Sul deve atender 350 mil pessoas
 
Dois dos 20 trens comprados para iniciar as operações do metrô na Capital devem chegar em 15 de maio ao porto do Pecém.

Os veículos deverão compor a linha Sul, a qual deve atender cerca de 350 mil pessoas.

De acordo com a assessoria do Metrofor, assim como os outros seis trens que já estão no Ceará, cada veículo é composto por três carros de passageiros

.Os trens têm 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados.

A velocidade máxima operacional do trem será de 80 km/h. Os trens foram comprados da empresa italiana Ansaldo Breda.

Os outros 12 trens devem chegar até outubro deste ano.

Os trens que chegam ao Ceará serão montados e para os testes no Centro de Manutenção, em Pacatuba.

Os primeiros testes são estáticos, quando os equipamentos são colocados em funcionamento com os carros de passageiros parados.

Projeto de requalificação estimula uso das passagens subterrâneas

 

Está em vigor o contrato de prestação de serviços para elaboração do projeto executivo vencedor do Concurso Nacional de Arquitetura para Requalificação das Passagens sob o Eixão.

O trabalho vencedor mistura espaço de convivência a uma ciclovia que ficará no canteiro central do Eixo Rodoviário, atravessando as 16 passagens subterrâneas das Asas Norte e Sul. Haverá ainda estrutura de acessibilidade e integração com as estações do metrô.

“Haverá um espaço de convivência mais interessante. A passagem se torna mais convidativa para as pessoas e isso é o que nós queremos: induzir as pessoas a passarem por ali”, afirma o governador Agnelo Queiroz.

A equipe do escritório paulista Piratininga Arquitetos Associados, liderada pelo arquiteto Gustavo Partezani, foi quem elaborou o projeto executivo vencedor que ainda precisa ser aprovado pela Administração Regional de Brasília e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Ivelise Longhi, explica que o projeto vencedor precisa passar por algumas etapas para ser implantado. “O ganhador tem até 60 dias para entregar ao governo o projeto executivo. Depois de passar pelo Iphan e pela Administração de Brasília, o próximo passo será a licitação para a contratação do projeto e construção da obra”, explica Ivelise Longhi.

A concorrência pública foi definida por um grupo de trabalho criado com a finalidade de melhorar a segurança no Eixo Rodoviário Norte-Sul e coordenado pelo vice-governador Tadeu Filippelli. O objetivo é estimular a travessia dos pedestres pelas 16 passagens subterrâneas existentes nas Asas Norte e Sul.

“Em outubro do ano passado, criamos um grupo de trabalho com IAB [Instituto dos Arquitetos do Brasil], Iphan, DER e Detran, e conseguimos buscar um entendimento em torno desta ideia”, detalha o vice-governador.

O projeto –
O trabalho vencedor mescla um espaço de convivência a uma ciclovia que ficará localizada no canteiro central do Eixo Rodoviário atravessando as 16 passagens subterrâneas das Asas Norte e Sul. O projeto conta ainda com uma estrutura de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e propõe uma integração com as demais passagens e com as estações do metrô. Outro ponto em que se baseia o projeto é criar um lugar agradável e atrativo para estimular a travessia segura.

Para o arquiteto Gustavo Partezani, o grande desafio foi realizar o projeto sem ferir o tombamento da cidade. “Sabemos que o tombamento é uma questão que é cuidadosamente avaliada em todos os projetos de mobilidade urbana de Brasília. Nossa proposta foi garantir mobilidade ao pedestre e estimular a utilização da bicicleta”, observa o arquiteto. Ainda de acordo com Partezani, a meta vai além de resolver o problema pontual da travessia, mas articula as 16 passagens por meio de uma solução típica, estruturada por uma ciclovia. “São mais de 13km de ciclovia, de ponta a ponta”, completa.

Além de Gustavo Partezani, a equipe vencedora é composta pelos arquitetos Daniel Maeda, Diogo Esteves, Guilherme de Vibar, Ingrid Ori e Rafael Costa.

Espírito da cidade –
O espaço de convivência proposto no projeto poderá se transformar, posteriormente, em locais comerciais ou praças de lazer, sem ferir o tombamento da cidade.

Os serviços de manutenção das passagens subterrâneas, como limpeza, troca de lâmpadas e complementação de ladrilhos que faltam, continuam a ser feitos pelo governo até a construção definitiva das novas passagens subterrâneas.

O concurso, realizado pelo Governo do Distrito Federal, foi executado por meio da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e da seccional DF do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF). A solenidade de premiação ocorreu no Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro, na noite da última quarta-feira (9), e marcou também a abertura de uma exposição com os trabalhos apresentados pelos finalistas, que ficará em cartaz até 20 de maio.

Serviço: Exposição dos trabalhos finalistas do Concurso Nacional de Arquitetura para Requalificação das Passagens sob o Eixão
Dias: terça a domingo
Horário: 9h as 20h
Local: Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Entrada gratuita

Metrô de Moscou completa 77 anos

Trens transportam 9 milhões de pessoas por dia

O metrô de Moscou está fazendo aniversário. O transporte completa nesta terça-feira, 15, 77 anos de inauguração. A primeira linha da capital russa foi aberta ao público em 1935, ligando a estação Sokolhniki e a estação Parque da Cultura.

Maior do mundo em número de passageiros, transportando mais de 9 milhões de pessoas por dia. Possui 185 estações, dispostas em 12 linhas diferentes, e é a sexta maior rede de metrô do mundo, somando uma extensão de mais de 300 km.

Conhecido pela suntuosa decoração palaciana e pela profundidade das plataformas de embarque/desembarque, o metrô moscovita teve algumas estações construídas durante a Segunda Guerra Mundial para servir também de abrigo em casos de bombardeio.

Uma das curiosidades das viagens de metrô em Moscou são os anúncios das estações nos vagões, que são realizados tanto por vozes de um homem e de uma mulher.

A masculina anuncia as estações na linha que segue em direção ao centro da cidade, enquanto a feminina anuncia as estações da direção oposta. Isso não é por acaso. Segundo a direção do metrô moscovita, isso foi feito especificamente para a orientação e conveniência de passageiros cegos e deficientes visuais.

Outra curiosidade marcante do metrô de Moscou é o alarme que dispara quando algumas pessoas pulam a catraca da estação para não pagar a passagem.

A cada momento que alguém tenta passar sem o bilhete, dispara uma espécie de alarme, que toca a melodia da música “Adeus à Terra Natal”, do compositor polonês Mikhail Oginski.

No início do ano, foi implantado um sistema de internet gratuita Wi-fi nas estações de Moscou.
As estações do Metrô de Moscou são conhecidas pela decoração palaciana

http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2012/05/15/metro-de-moscou-completa-77-anos/

Arquivo INFOTRANSP