18 novembro 2013

Mobilidade Urbana é tema de curso a distância desenvolvido pelo Senac para a ANTP


Utilizando metodologia educacional do Senac São Paulo e visando a capacitação de gestores públicos e profissionais de empresas ligadas à área de transportes urbanos, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) desenvolveu o curso Gestão da Mobilidade Urbana, totalmente a distância.
 
A concepção do programa e das estratégias educacionais foi realizada por uma equipe de especialistas em educação a distância, intermediada pelo Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, que atua exclusivamente em projetos customizados para as organizações. 
 
Os projetos educacionais desenvolvidos pelo Senac atendem às especificidades das empresas com o objetivo de ajudá-las a desenvolverem competências e potencializarem resultados. 
 
Por isso, o curso da ANTP, que tem abrangência nacional e público-alvo diversificado, foi elaborado de acordo com o conceito de Design Responsivo e Adaptativo, que oferece uma experiência diferenciada de visualização, leitura e navegação e permite ao aluno acessar o curso por meio de computadores, tabletes e smartphones.
 
O conteúdo do curso foi idealizado por especialistas da ANTP e aborda o crescimento das cidades, as forças sociais, econômicas e políticas envolvidas nesta formação; modelos de transporte público necessários para cada região e prepara os profissionais para a elaboração de um plano de mobilidade.
 
A ideia de desenvolver este curso veio após a aprovação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), que entrou em vigor em abril, sob a Lei 12.587/12, estabelecendo que cidades com mais de 20 mil habitantes criem um plano de mobilidade até 2015, sob pena de cortarem os recursos federais para a área. 
 
A lei determina a melhoria na acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas regiões, priorizando o uso de transportes coletivos e deslocamentos não motorizados.
 
A escolha do curso na modalidade a distância foi feita para suprir a necessidade de capacitar profissionais distribuídos em todo o território nacional. 
 
Segundo Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP, o atendimento só é possível em larga escala e de forma mais econômica com a utilização de novas tecnologias educacionais.
 
“O curso é mediado por tutores com larga experiência no setor da mobilidade urbana, que dialogam com os alunos por meio de fóruns de discussão. 
 
A sua aplicação depende também das condições específicas, geográficas, econômicas, sociais e culturais de cada região, o que torna importante a discussão entre os alunos e tutores, cujas experiências enriquecem e ampliam o conhecimento”, explica Néspoli.
 
Para a curitibana Isabelle Costa Luís, arquiteta e urbanista, aluna do curso, o método a distância foi bastante proveitoso, porque abrange uma gama maior de pessoas, visto que não há necessidade de deslocamento.
 
Além de gestores municipais, o curso é destinado a funcionários dos governos federal e estadual, funcionários de empresas privadas, técnicos de transporte ou trânsito e de outras áreas da administração pública, estudantes de cursos de graduação de áreas afins, acadêmicos e interessados de todo o país.
 
É o caso da Gilean Teixeira da Rocha. A estudante de administração matriculou-se no curso a fim de ampliar o seu conhecimento na área de transportes públicos. “Futuramente pretendo seguir carreira pública, principalmente na área de transportes urbanos e através deste curso pude expandir a minha visão sobre o funcionamento da Mobilidade Urbana”, informou.
 
Até o momento, sete turmas foram formadas, totalizando 174 estudantes formados pelo projeto. Atualmente, quatro turmas estão em andamento. Os alunos estão dispersos em 23 Estados do Brasil e 56% das matrículas estão concentradas na região Sudeste.
 
As turmas, organizadas com 30 participantes, exigem 15 horas de dedicação do aluno que deverá ser cumprida no prazo de 30 dias. 
 
O certificado de participação é emitido pela ANTP e pelo Senac. As inscrições para a última turma de 2013 encerram em 1 de novembro. 
 
Outras turmas serão formadas no próximo ano. Para participar do programa, o interessado deve pagar uma taxa de R$ 387. Mais informações por meio do site: www.antp.org.br
 
Atendimento Corporativo do Senac São Paulo
 
O Atendimento Corporativo é o canal que o Senac São Paulo mantém exclusivamente para o atendimento a empresas para a construção de soluções educacionais sob medida.
 
 Nos últimos cinco anos, foram atendidos mais de três mil e quinhentos clientes e capacitadas mais de 265 mil pessoas em segmentos diversos – serviços, indústria, governo, comércio, agropecuária e terceiro setor. 
 
O Senac oferece treinamentos presenciais ou a distância, de acordo com especificidade dos negócios de empresas públicas ou privadas.
 
As soluções educacionais desenvolvidas pelo Atendimento Corporativo do Senac São Paulo são criadas por especialistas de uma instituição educacional reconhecida pelo mercado, que conta com mais de 67 anos de atuação em todo o Estado. 
 
Além disso, a excelência do Atendimento Corporativo é comprovada por onze conquistas consecutivas do prêmio Top of Mind Estadão de RH, na categoria Treinamento e Desenvolvimento. Em 2012, a instituição recebeu o prêmio de Melhor Fornecedor para RH do Brasil, promovido pela revista Gestão & RH.
 
Serviço: 
Gestão da Mobilidade Urbana
Valor: R$ 387, por meio do Sistema PagSeguro da UOL
Informações: www.antp.org.br/inscricoes
 
 

Arquivo INFOTRANSP