Segundo dados relativos aos ônibus, a perda de receita mensal com o programa é de R$ 33,1 milhões, dos quais R$ 18,9 mi serão das viagens nos finais de semana
Bilhete Único Mensal: a expectativa é de que 861,7 mil pessoas possam aderir, em um primeiro momento, ao novo bilhete
São Paulo - O maior impacto do Bilhete Único Mensal será para os
passageiros que também usam os ônibus aos domingos.
Com a tarifa
ilimitada, os usuários poderão aproveitar o sistema de transporte sem
gasto adicional nos dias de folga.
A Prefeitura de São Paulo
estima que 66,1% das viagens aos domingos com o novo bilhete serão
subsidiadas.
Nos dias úteis, o índice é de apenas 4,4%. As viações, que
têm frota ociosa nos fins de semana, devem lucrar.
Os números foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e
elaborados pela São Paulo Transporte (SPTrans).
Segundo os dados
relativos apenas ao sistema de ônibus, a estimativa de perda de receita
mensal com o programa é de R$ 33,1 milhões.
Desse valor, R$ 18,9 milhões
serão com viagens realizadas aos sábados e domingos.
"À noite, na hora do almoço, nos fins de semana, o usuário que detém o
Bilhete Único Mensal vai deixar de se preocupar com a questão econômica
para tomar a decisão de aproveitar a cidade", afirmou o prefeito
Fernando Haddad (PT), na quinta-feira, quando anunciou a integração do
bilhete também para metrô e trens metropolitanos, a partir do dia 30.
O público-alvo do programa é gente como o jornalista Bruno Cândido, de
30 anos, morador de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Ele faz
pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na região central
de São Paulo, para onde vai algumas vezes por semana.
Nos domingos,
costuma frequentar os Parques do Povo e Villa-Lobos, na zona oeste.
Para
ir de um ao outro, porém, segue a pé, pelo eixo da Avenida Brigadeiro
Faria Lima, em caminhadas que podem levar até uma hora e meia.
"Além da economia, vou ter mais mobilidade, mesclando trajetos e
conhecendo mais a cidade.
Por exemplo, em um dia de chuva, eu deixaria
de ir para um determinado lugar pois teria de ir a pé, para não gastar o
dinheiro do cartão. Isso vai acabar", diz ele, que deve economizar
cerca de R$ 30 por mês com ônibus e trens. Cândido será adepto do
Bilhete Único Mensal integrado, que permitirá usar todos os modais
existentes por R$ 230/mês.
Nos domingos, a média de ônibus circulando na capital é de 6 mil, menos
da metade do que circula nos dias úteis (13 mil).
A Prefeitura afirmou,
porém, que não pretende aumentar a frota por causa da ociosidade do
sistema fora dos dias úteis e horários de pico.
Ganho
Como recebem por passageiro transportado, sem ter de necessariamente
colocar mais ônibus nas ruas por causa da frota ociosa, o novo modelo é
de lucro garantido para as empresas.
Para a mudança, porém, o
investimento inclui gasto de R$ 950 mil em softwares do sistema central e
validadores. Além disso, os chips dos cartões mensais são mais caros,
passando de R$ 1 para R$ 1,76 por unidade.
A Prefeitura, porém, não
deixou claro se são os empresários ou o Município que vai pagar a conta.
A administração municipal aposta que os empregadores aceitarão pagar um
pouco mais para trocar o vale-transporte dos funcionários pelo novo
bilhete.
As empresas, no entanto, têm apenas a obrigação de custear o
transporte de seus empregados de casa para o trabalho e vice-versa.
Categorias fortes da capital, porém, devem ter poder de barganha para
obter o benefício.
A expectativa é de que 861,7 mil pessoas possam
aderir, em um primeiro momento, ao novo bilhete - 20% dos que já têm
Bilhete Único.
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/bilhete-unico-mensal-tera-tarifa-ilimitada-aos-domingos?page=1