Após anunciar o consórcio vencedor da Linha 6-Laranja
do metrô de São Paulo, o governo do Estado planeja os próximos editais
de parceria público-privada (PPP).
A Linha 18-Bronze, que ligará a
Estação Tamanduateí, na linha 2-Verde, até a Rodovia Presidente Dutra,
passando por São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, no Grande ABC, é
a próxima que será licitada.
O projeto tem custo de R$ 4 bilhões e
previsão de construção de três a cinco anos.
"É mais simples e rápido do
que a Linha 6 do metrô, uma vez que não será subterrâneo", ressalta o
secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado, Júlio
Semeghini.
O edital do projeto será discutido nessa semana pelo Conselho Gestor de PPP de São Paulo, que se reúne e também debaterá os últimos detalhes do edital da parceria, que prevê a construção de 20 mil casa no centro da capital paulista. Já o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, afirmou que a tendência é de que todas as novas linhas sejam privatizadas.
O edital do projeto será discutido nessa semana pelo Conselho Gestor de PPP de São Paulo, que se reúne e também debaterá os últimos detalhes do edital da parceria, que prevê a construção de 20 mil casa no centro da capital paulista. Já o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, afirmou que a tendência é de que todas as novas linhas sejam privatizadas.
"As extensões das
linhas atuais, como a 2-Verde, nós iremos fazer, mas as novas devem ser
realizadas pela iniciativa privada", afirma.
Mesmo afirmando que a linha 18 sairá do papel, Fernandes admite que é difícil dar prazo.
Mesmo afirmando que a linha 18 sairá do papel, Fernandes admite que é difícil dar prazo.
Já o
projeto de trens regionais, ligando São Paulo a Campinas, Sorocaba,
Jundiaí, Santos e São José dos Campos, ainda precisa ter um dos trechos
viabilizado para os demais saírem do papel.
"Ainda não tenho toda a
coragem de falar em trens regionais, vamos tirar primeiro o de Jundiaí
do papel para ver o apetite das empresas", disse.
De acordo com ele, o
adiamento do trem de alta velocidade (TAV) deixa mais espaço para o
projeto, que passa a ser o único foco das empresas no momento.
Linha 6-Laranja
Já a Linha 6-Laranja, segundo Fernandes, deve estar concluída em 2020. "A empresa poderá entregar o projeto por trecho.
Linha 6-Laranja
Já a Linha 6-Laranja, segundo Fernandes, deve estar concluída em 2020. "A empresa poderá entregar o projeto por trecho.
A expectativa é que o
primeiro entre a Brasilândia (zona norte) e Água Branca (zona oeste)
fique pronto em quatro anos", disse.
Ao todo, a linha terá 15,3
quilômetros de extensão e ligará Brasilândia até Estação São Joaquim, na
região central.
Conforme o projeto, o trecho deve ser feito em 27
minutos.
A Linha 6-Laranja será o primeiro projeto de metrô que a iniciativa privada participará desde o início.
A Linha 6-Laranja será o primeiro projeto de metrô que a iniciativa privada participará desde o início.
Na Linha 4-Amarela, o
governo de São Paulo foi responsável por construir a linha que hoje é
operada pela ViaQuatro.
O projeto tem um orçamento de R$ 9,6 bilhões, de
acordo com valores reajustados, anunciou a Secretaria de Transportes
Metropolitanos.
No lançamento da linha, em janeiro, a estimativa era de
que custasse R$ 7,8 bilhões.
O consórcio Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão, UTC Participações e o fundo de Investimento Eco Realty, divulgou nota assumindo compromisso de contribuir para as melhorias em mobilidade urbana na capital.
O consórcio Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão, UTC Participações e o fundo de Investimento Eco Realty, divulgou nota assumindo compromisso de contribuir para as melhorias em mobilidade urbana na capital.
"Vamos
oferecer transporte com agilidade, conforto e segurança para milhares de
passageiros."