O ano mal acabou e as novidades para 2012 começam a aparecer. Incumbida de levar informação aos usuários do metrô de São Paulo, a TV Minuto passará a exibir, a partir do ano que vem, notícias regionais no intuito de atender às novas demandas da praça. "Pensamos sempre na realidade do nosso espectador e de que forma podemos fazer parte da vida dele, do seu cotidiano, do seu dia a dia", revela Cris Costa Moreira, diretor-geral da Band Outernet.
Com objetivos marcados e guiados pela reformulação editorial que aconteceu em setembro passado, Moreira falou à IMPRENSA sobre o momento da empresa, além das expectativas para a cobertura de "grandes eventos esportivos", como Olimpíadas e Copa. Veja, abaixo, a entrevista exclusiva com o profissional.
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Cris Costa Moreira, diretor-geral da Band Outernet
De início, a proposta da reformulação era que o usuário do metrô pautasse a maioria dos conteúdos. Como anda essa proposta hoje?
O objetivo era trazer conteúdo cada vez mais próximo da realidade do usuário, ou seja, o nosso espectador. E, para isso, ele precisa participar mais ativamente. A interatividade e a interação hoje em dia são os principais pontos deste nosso novo conteúdo. Além de opinar e participar, hoje o usuário pode pautar, programar, contar a sua história e interagir com colunistas por meio de perguntas. É o caso da "Fotonovela", onde o usuário manda a sua história para ser encenada pelos atores, no caso do "Você Pergunta", onde o usuário manda perguntas de vários temas a especialistas e estas são respondidas nas telas, entre outros.
Falando em Fotonovela, como tem sido essa proposta? Qual o feedback do público?
Recebemos histórias das mais diversas e interessantes e é perceptível o interesse dos usuários dentro dos vagões quanto à veiculação deste programa. Recebemos muitos elogios e sugestões além das histórias e diversos comentários positivos nas redes sociais. O nosso objetivo é desenvolver cada vez mais este produto, inclusive com planos de criar histórias maiores, mais longas e mais completas.
Como a equipe foi preparada para a reformulação?
A equipe foi reformulada e, principalmente, uma nova metodologia de trabalho foi implantada. Agora, a redação da TV Minuto trabalha full time, em esquemas de plantões das 6h à meia-noite. E também tem esquema especial de plantões aos finais de semana. O usuário do metrô não perde mais nada. Se ele andar de metrô no domingo à noite, por exemplo, será informado sobre toda a rodada do campeonato e assim por diante.
Como a TV Minuto está se preparando para a cobertura dos grandes eventos esportivos, como Olimpíadas e Copa? O que podemos esperar?
Podemos esperar uma cobertura jornalística de primeira, atualizada em tempo real e sempre buscando a informação mais quente e interessante para o nosso público. A exemplo do que já aconteceu nos Jogos Panamericanos, onde diversas editorias foram criadas com o objetivo de fazer uma grande cobertura, o nosso espectador, que fica em média 30 minutos por viagem dentro do metrô, já chegará de manhã no trabalho sabendo de tudo o que aconteceu no dia anterior, do quadro de medalhas, da agenda do dia e da cobertura das competições que aconteceram durante aquele tempo em que ele estava dentro do vagão. E assim sucessivamente para todos os quatro milhões de usuários que andam durante todo o dia. Para nós, o objetivo é que a TV Minuto sempre seja uma fonte primária de informação para o nosso espectador. Com isso, apenas andando de metrô, ele já terá toda a informação que precisa, sem ter de recorrer a outras mídias caso não tenha acesso ou tempo para isso.
Quais são as expectativas para 2012?
A expectativa para 2012 é a de melhorar ainda mais este "bate papo" com o nosso usuário, nos tornando cada vez mais relevantes para ele. Com a entrada da TV Minuto Brasília, também passaremos a ter produção de conteúdo específica para lá, com jornalismo local e regional para atender a demanda da nova praça.