19 dezembro 2011

Fifa quer que Manaus ofereça transporte confortável aos turistas


Coordenador da Unidade Gestora da Copa diz que o atual sistema de transporte da cidade atende as necessidades de quem pretende ter acesso à futura Arena da Amazônia.
   Sem BRT e ou monotrilho, ônibus são a única alternativa de transporte público em Manaus
“Proporcionar uma experiência agradável aos turistas que devem visitar Manaus durante a Copa do Mundo de 2014”. Esta é uma das exigências  da Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa), segundo declarou o secretário-geral  Jérôme Valcke em entrevista ao Portal D24AM por e-mail.

Para ele, a questão da mobilidade urbana é, sem dúvidas, uma das dificuldades mais discutidas e mais preocupantes para o Mundial, não só em Manaus mas em outras subsedes. “É crucial garantir que os visitantes e fãs de futebol brasileiro e de outras partes do mundo tenham uma experiência agradável e possam transitar com facilidade e conforto nos locais dos jogos”, afirmou.

Na capital amazonense, as propostas para a melhoria do transporte coletivo na cidade são duas: a implantação do monotrilho e do Bus Transit Rapid (BRT). No entanto, o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa do Estado do Amazonas (UGP Copa), Miguel Capobiango, declarou que desde o início não conta com os sistemas para atender a mobilidade urbana de Manaus durante o Mundial de 2014.

“Tanto o BRT como o monotrilho, que integram a carteira de investimentos para Copa, são parte do projeto mobilidade urbana da Prefeitura de Manaus que visa à reestruturação do sistema de transporte coletivo da capital, no qual se baseia em um serviço tronco-alimentador”. Tal  afirmação, que vai na contramão da declarações de Capobiango, foi retirada do Portal da Transparência do governo federal.

De acordo com Capobiango, o atual sistema de transporte da cidade atende as necessidades de quem pretende ter acesso à futura Arena da Amazônia e suas proximidades. “Nosso sistema transporta muito mais gente que o esperado para a Copa, como ocorre no Boi Manaus e no carnaval. Não estou contando com esses novos projetos para a Copa, mas sim para a mobilidade urbana na cidade”, disse.

Até agora a UGP Copa estima que pelo menos cerca de 15 a 18 mil turistas nacionais e internacionais devem passar pela cidade, e, segundo Capobiango, a maior parte deles não deve fazer uso dos coletivos. “A maioria vai usar os ônibus de turismo adquiridos no pacote da viagem. Nós, juntamente com a Fifa, já estamos nos organizando para isso”, declarou ele, sobre o que, possivelmente, pode ser uma “solução” para evitar grandes transtornos para os turistas.

 A quantidade de pessoas que deve vir a Manaus pode ser menor ou superior ao número estimado pela UGP Copa, mas, se considerarmos a estimativa e que o sistema de transporte coletivo utilizado hoje será o mesmo de 2014 sem grandes mudanças, os visitantes e a própria população local poderão encontrar algumas dificuldades em relação às idas e vindas aos lugares que, possivelmente, devem ser um dos mais movimentados no período.

Solicitado pelo Portal D24AM, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) efetuou um levantamento sobre as principais linhas de ônibus que atendem as supostas áreas que terão maior demanda  em 2014 (aeroporto, rodoviária, Porto de Manaus e Arena da Amazônia). De acordo com o órgão, cerca de 44 linhas fazem o trajeto bairro-Centro passando pela Arena da Amazônia atualmente. Desse número, 36 são oriundas de bairros das seis zonas da cidade. Apenas a linha 306 passa pelo Centro, Arena, aeroporti e rodoviária.

Colocando a situação atual do transporte urbano em 2014, a SMTU afirma que o órgão deverá fazer um planejamento especial no sistema  para atender a Arena da Amazônia durante o período dos jogos.


http://www.d24am.com/noticias/manaus-2014/fifa-quer-que-manaus-ofereca-transporte-confortavel-aos-turistas/44856

Arquivo INFOTRANSP